Conecte-se conosco

O Especialista

O julho mais quente dos últimos 14 anos

Após enfrentarmos dois meses seguidos com predomínio do clima frio abaixo da média com desvio à menor de -1.7°C em maio e junho, agora estamos enfrentando um mês de julho com a temperatura acima da média, com desvio a maior em 2.0°C, pelo menos até a última quarta-feira dia 20 entrando no rol do mais quente em 14 anos.
Inclusive nos primeiros 11 dias do mês, esta diferença era ainda bem maior com desvio de 3.7°C superando naquele momento o mês mais quente em 37 anos, ocorrido em 1987, quando fechou com média em 17.0°C.

Em 2008 o mês de julho fechou com média em 16.0°C quando a média histórica normal é de 13.7°C. Os modelos da última quarta-feira estão prevendo que apenas nos dois últimos dias do mês teremos o retorno do frio e este desvio à maior poderá cair mas não significativamente para ficar na média normal. Nos primeiros 11 dias que fechou com média de 17.6°C cedeu quase 2.0°C entre os dias 12 e 20 pela ocorrência de dois episódios na queda da temperatura com a entrada de duas massas de ar polar de moderada intensidade. O primeiro evento de frio ocorreu entre os dias 12 e 14 e o segundo entre o último domingo dia 17 até a terça-feira dia 19, lembrando que o frio do dia 01 com a mínima de 5.2°C foi o último da onda de frio iniciada no dia 29 de junho.

Frio deu uma trégua mas voltará com força:
O frio que até agora foi pouco neste mês de julho deverá retornar com força no mês de agosto. Engana-se quem pressupõe que não teremos mais frio intenso neste ano. Modelos e informações no Site da CLIMATERRA estão indicando que a partir de agosto as condições climáticas deverão mudar como da água para o vinho, nas palavras de Ronaldo Coutinho, ou seja, o frio irá predominar. Lembra inclusive o que ocorreu em 1987 que é até hoje o mais quente em 37 anos aqui em Campo Bom na média. O frio não ocorrido naquele mês foi compensado em agosto que fechou com média em 13.8°C que tem média histórica de 15.5°C em nossa Região.

Eventos extremos no último final de semana:
Pela terceira vez neste mês, a gangorra climática se repetiu no final de semana passado. No sábado dia 16, o dia amanheceu com chuva fraca e mínima de 16.3°C e pressão atmosférica já em níveis muito baixos em 1003,5 hPa às 9h da manhã. Próximo ao meio dia o tempo melhorou e com a presença de sol e vento norte quente a temperatura saltou de 19.4°C às 11 hs para 23.6°C ao meio dia e a umidade relativa do ar no mesmo período caiu de 93% para apenas 69%. A temperatura máxima subiu até os 28.1°C às 14h da tarde com a umidade apenas em 53% com a pressão atmosférica caindo para apenas 998.0hPa e para incríveis 996,3hPa no meio da tarde indicando a possibilidade de rajadas de vento fortes.

Rajada de vento atingiu 80,5 Km/h:
E foi o que ocorreu pelas 15h30min. Com a pressão atmosférica extremamente baixa o tempo se instabilizou logo após às 15h com temperatura ainda elevada com 27.5°C com nuvens de temporais “ Cumúlus-Nimbos “ que ocasionaram pancada de chuva de 10.0 mm num curto espaço de tempo e rajadas de vento que no Bairro Quatro Colônias atingiram 80,5 km/h e na Estação do INMET a 66,2 km/h com Direção Nordeste que felizmente não causaram maiores consequências na cidade. Com a rajada de vento forte a placa de identificação da Estação de Meteorologia veio ao chão, como ilustra a  imagem abaixo registrada por este colunista.

Devido ao rápido temporal, a temperatura em uma hora caiu 7.3°c e às 16h caiu para apenas 20.2°C. Com a chegada da frente fria (sistema de Baixa Pressão) o acumulado da chuva atingiu 21.0 mm entre às 15h e 18h da noite, trazendo junto a troca do ar quente pelo ar frio pois na retaguarda a massa de ar frio trazia o vento W/SW (Oeste/Sudoeste) com rajadas na média de 45,0 k/hm e fez a temperatura cair para 13.7°C à meia-noite, aumentando a sensação de frio.

Domingo com máxima de apenas 14.0°C
A gangorra climática que tem se caracterizado neste mês de julho se repetiu como já citado acima. A máxima de 28.1°C registrada no sábado dia 16 desceu para apenas 14.0°C no domingo dia 17, devido a atuação da nova massa de Ar Polar no Estado. A nebulosidade persistiu por praticamente todo o dia, dissipando-se apenas no final da tarde com o ar mais seco entrando em acentuado declínio com a entrada da noite. Às 20h a temperatura já era de apenas 7.8°C. ou seja, muito frio.

A terceira noite mais fria do ano:
Apesar de registrarmos temperaturas mais elevadas no mês de julho a noite do último domingo dia 17, foi o terceiro mais frio do ano até agora com a temperatura marcando apenas 7.1°C às 21h. Esta marca foi superada apenas com 6.2°C registrados na noite do dia 31 de maio e de 5.9°C na noite de 18 de junho no mesmo horário. Apesar do frio intenso que ocorria na noite prenunciando a ocorrência da segunda geada do mês em Campo Bom, o fenômeno não ocorreu devido a ocorrência de forte nevoeiro que teve início pelas 04hs da madrugada inibindo a queda maior na temperatura e formação da geada fazendo que a mínima se estabiliza-se nos 5.4°C, a segunda mais baixa do mês, superada pelos 5.2°C registrados no dia 01 com geada fraca, a única do mês até agora. Em 37 anos, somente no ano de 2015 que não houve registro de geada na cidade.

Geada forte em São Francisco de Paula no dia 18
Ao contrário de Campo Bom, em São Francisco de Paula ocorreu geada forte em vários pontos da cidade com a mínima de apenas 0.7°C. Esta foi a terceira geada do mês na bela cidade dos Campos de Cima da Serra e nos modelos da última quarta-feira sinalizam a sua repetição bem nos últimos dias do mês. A proxima imagem da coluna ilustra a geada que cobriu os capôs de carros e os telhados das casas em São Francisco de Paula na manhã da segunda-feira dia 18 com crédito deste colunista. O recorde de frio neste dia no Estado ocorreu em Pinheiro Machado no Sul com mínima de -3.1°C na Estação Curral de Pedra.

Frio intenso em Santa Catarina com -4.2°C:
Como sempre o frio foi bem mais intenso no Planalto Sul Catarinense na última segunda-feira dia 18 e com geadas significativas e temperaturas negativadas. De acordo com a CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer) o recorde de frio ocorreu em São Joaquim SC Estação PWS COM -4.2°C seguido de -2.6°C em Bom Jardim da Serra/F.Keiser e de -2.2°C em Vargem Bonita/F.K. A nossa última imagem de hoje enviada por Charles à Ronaldo Coutinho da Empresa CLIMATERRA ilustra a geada na região de Fraiburgo SC onde fez -0.6°C ao amanhecer. De acordo com Ronaldo Coutinho ao mesmo tempo que o fenômeno é bonito traz o drama na fruticultura, cuja imagem ilustra o controle da irrigação.

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível