Conecte-se conosco

O Especialista

Recorde Espetacular: 137 geadas este ano em São Joaquim/SC

No amanhecer de ontem, a região de São Joaquim em Santa Catarina registrou a quebra de um recorde com a geada de número 137 no ano de 2022, superando a marca de 135 geadas no ano de 2016. De acordo com Ronaldo Coutinho da Empresa CLIMATERRA (Piter Scheuer) esta marca e recorde espetacular poderá atingir à incrível número de 140 dias, pois condições de formação de geada na região poderão se estender até o domingo, dia 20.

Nossa primeira imagem de hoje ilustra a geada ocorrida no amanhecer da última quarta-feira, dia 16 no Vale Caminhos da Neve, situado a cerca de 3 km do centro de São Joaquim/SC que amanheceu branquinho, recoberto por uma fina camada de gelo em pleno novembro com crédito de Mycchel Legnaghi.

A temperatura no local do registro na Estação de Meteorologia registrou mínima de 3.1°C no amanhecer, mas com relva chegando na casa de -2.5°C causou o congelamento do orvalho nas gramíneas e plantas rasteiras que se observa na imagem citada.

Houve inclusive formação de geada no pátio da CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/PietrScheuer) com mínima de 4.4°C registrado no abrigo com -2.2°C na relva, ou seja, muito frio no amanhecer para esta época do ano.
Devido ao ar muito seco de origem fria ocasiona o amanhecer frio e tarde quente e seca de acordo com Ronaldo Coutinho (CLIMATERRA).

Na Estação local ao meio-dia a temperatura já tinha pulado aos 22.1°C com a umidade relativa do ar em 32%.
Ocorreu geada inclusive bem próximo ao centro de São Joaquim com mínima de apenas 1.6°C ao amanhecer na Estação Jardim Bandeira/Tadeu e que ao meio-dia já registrava 22.2°C com 44 % de U.R.A.

As menores mínimas em SC neste dia:
Não bastasse o frio e geadas neste dia na Serra Catarinense, foi registrada na quarta-feira dia 16 a sétima negativa em novembro e a de 87 dias no ano. Na Estação Terra do Gelo em Bom Jardim da Serra a mínima foi de -0.5°C no amanhecer, seguido de 0.9°C em Painel/PWS e de 1.2°C em Vargem Bonita/PWS. A menor mínima na região de São Joaquim foi registrada na Estação Climaterra/Corujas com 1.3°C que ao meio-dia já registrava 22.7°C.

Frio também no RS:
Fez frio também principalmente na Região dos Campos de Cima da Serra com a menor mínima registrada na Estação de Meteorologia Rancho Felicidade em São José dos Ausentes com 3.6°C e provável ocorrência de geada.
De acordo com informações do 8° DISME de Porto Alegre as menores mínimas entre as Estações do INMET neste dia foram registradas em Vacaria com 8.8°C, de 5.5°C em Caçador/SC e de 3.9°C em General Carneiro/PR.

Campo Bom registrou mínima de 13.5°C
Aqui em Campo Bom o amanhecer da quarta-feira dia 16 foi de 13.5°C, ou seja 2.6°C abaixo da média histórica para novembro, que é de 16.1°C. Devido ao ar extremamente seco a amplitude térmica na cidade foi muito grande com a máxima atingindo os 29.3°C ao meio-dia com a umidade relativa do ar extremamente baixa indicando apenas 26% neste horário.

Foi destaque no Programa “Bom Dia Rio Grande “ da RBS TV na manhã da quarta-feira a U.R.A extremamente baixa registrado no meio dia da tarde anterior com apenas 19% a mais baixa do ano até esta data. Já na quarta-feira dia 16, a Umidade Relativa do Ar bateu recorde do ano como a mais baixa com apenas 17% às 16h da tarde. A baixa umidade devido ao ar extremamente seco permitiu que as pessoas sentissem sensação de conforto apesar da máxima elevada de 31.1°C neste dia.

Como foi o feriadão na praia:
Tanto o sábado dia 12 como o domingo dia 13 foram de tempo bastante encoberto e com vento forte da direção nordeste (conhecido como Nordestão) atrapalhando os veranistas como em Atlântida Sul. No sábado no período da tarde foi bastante ensolarado no Litoral Norte como em Atlântida Sul, mas o incômodo era o vento forte e persistente. A temperatura no período da tarde chegou aos 24.0°C permitindo o banho de sol, já que o banho de mar era praticado por poucos banhistas corajosos que não se intimidaram com a água fria num mar calmo pelo menos.

Assim foi muito parecido, o domingo com predomínio da nebulosidade e com vento nordestão insistente com a temperatura máxima à tarde chegando na média de 23.0°C. O tempo ficou mais encoberto com nuvens escuras e a chuva ocorreu apenas no período da noite entre 18h30 e 21h30 com fraca intensidade.

O domingo amanheceu com chuva fraca e com mínima na média de 20.0°C em Atlântida Sul mas sem a presença do vento e com pancada de chuva forte no meio da manhã com total de 9.0 mm. Próximo ao meio dia o tempo abriu de vez e contemplou os veranistas numa bela tarde de sol e com a máxima atingindo os 24.0°C, com vento fraco e água limpa e com sensação de fria. Mesmo assim foi o melhor período do feriadão com os banhistas tomando banho de sol.

A imagem acima mostra o belo final da tarde do domingo em Atlântida Sul com crédito de Nilson Pedro Wolff. O feriado do dia 15 de Novembro foi o dia mais ensolarado com pouca nebulosidade e calor no período da tarde com a máxima ultrapassando os 28.0°C nas praias do Litoral Norte como em Imbé como ilustra a imagem abaixo, também registrada por este colunista.

O único senão era o vento forte que soprava do O/SO com rajadas fortes que derrubavam os guarda-sóis atrapalhando os banhistas. O vento forte era resultante de um Ciclone Extratropical que atuava a sudeste do Estado e que impulsionou a chegada de ar seco e com frio nos períodos da manhã no Estado entre a quarta-feira e amanhecer de hoje principalmente nas Serras Gaúcha e Catarinense.

Como terminou a primeira quinzena de Novembro:
A primeira quinzena de Novembro terminou com média de 18.8°C, ou seja 3.1°C abaixo da média histórica em 38 anos que é de 21.9°C. Apesar de ter ocorrido dois dias com máximas acima de 30.0°C e uma mínima com 20.3°C no dia 13, assim mesmo a primeira quinzena fechou com a menor média para novembro superando o recorde de média mais baixa registrada no ano de 2007 com 20.3°C.

A média das máximas fechou em 26.2°C (normal histórica é de 29.4°C), e a média das mínimas fechou em 13.1°C (normal histórica é de 16.1°C). O total da precipitação nesta quinzena fechou em 59.2 mm e a média normal histórica esperada para o mês é de 129.3 mm. Modelos a longo prazo estão prevendo nova precipitação apenas para o dia 22, próxima terça-feira com volume médio de 16.0 mm e entre os dias 26 e 30 de novembro com acumulados diários abaixo de 1.0 mm, ou seja, a tendência é de fechar o mês bem abaixo da média histórica que é de 127.7 mm, como ocorrido em 2020 com total de apenas 70.6 mm.

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível