Conecte-se conosco

O Especialista

Primavera segue com frio e geadas

Tal como iniciou, a Primavera Astronômica continua com predomínio de temperaturas baixas, frio e com ocorrência de geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. São Francisco de Paula voltou a registrar geada na Estação das Flores no amanhecer da terça-feira, dia 04 de outubro com intensidade forte com mínima de -0.1°C e máxima de apenas 18.7 no período da tarde na Estação Tainhas, como ilustra a imagem abaixo feita por este colunista.

O frio foi forte também em Cambará do Sul que registrou mínima de 0.7°C e provável geada. Esta marca aconteceu na Estação Anselmi Fazenda Campo Bom no interior do Município. Já na Estação local do INMET a mínima foi de 3.4°C. Em Gramado na Estação localizada a 870 metros a mínima foi de 3.0°C e em Canela RS/INMET fez 3.1°C com provável ocorrência de geada.

Pelo segundo dia seguido geou em São Francisco de Paula no amanhecer da quarta-feira, dia 05 com mínima de 3.2°C. Curiosamente no mesmo dia do ano passado foi registrada geada na cidade com mínima de 2.2°C. Modelos da última quarta-feira estão indicando que as geadas voltarão a ocorrer em São Francisco de Paula na próxima segunda-feira dia 10 e terça-feira dia 11 de outubro.

Chamou a atenção que o ar frio atuou também no Litoral Norte neste início da semana, pois na terça-feira a mínima em Torres foi de apenas 7.3°C e na quarta-feira dia 05 mínima de apenas 5.6°C em Maquiné na Estação Barra do Ouro, marca esta que já está próximo da condição de formação de geada. No ano passado ocorreram 03 geadas em São Francisco de Paula e este ano como já reportado a tendência é de um número de dias bem superior com o fenômeno. A longo prazo modelos estão projetando a possibilidade de novas ocorrências de geada para os dias 17 e 18 de outubro já entrando na segunda quinzena do mês.

Campo Bom com mínimas de um dígito: 
Nesta semana tivemos dois dias com mínimas de apenas um dígito em Campo Bom e Vale dos Sinos. Na terça-feira, dia 04 a mínima foi de apenas 8.2°C e no amanhecer da quarta-feira de 8.4°C, ou seja, estas marcas ficaram mais de 6.0°C abaixo da média normal das mínimas de outubro para a cidade. No ano passado também foram registrados dois dias com mínimas de um dígito em outubro, com 8.4°C no dia 05 e de 9.4°C no dia 20.

Previsão da METSUL na última quarta-feira indicavam mínima de apenas 6.0°C na próxima segunda e de 5.0°C na terça-feira, que caso se confirme poderá inclusive ocasionar uma geada fraca em pleno mês de outubro em Campo Bom.

O recorde de mínima para um mês de outubro em Campo Bom nos últimos 38 anos ocorreu nos anos de 1986 e 1988 com apenas 5.1°C, seguido de 5.3°C em 1989, 5.4°C em 1999 e de 5.6°C em 1987. Estes foram os únicos anos em que a mínima no mês de outubro ficou abaixo dos 6.0°C em nossa cidade. Mesmo no outubro mais frio na média em 38 anos que ocorreu em 2010, registrou mínima abaixo dos 6.0°C, sendo que a menor foi de 7.0°C no dia 12, mas o destaque foi de no mês ocorreram 07 dias com mínimas de um dígito, e quem sabe poderá se repetir este ano.

Final de tarde espetacular no domingo das eleições:
No último domingo, dia 02, quando ocorreram as eleições no País, Campo Bom amanheceu com tempo encoberto e mínima agradável com 14.5°C. A partir do meio-diaa nebulosidade foi se dissipando e a presença do sol fez com que a máxima chegasse nos agradáveis 23.0°C com parcial nebulosidade às 15h da tarde.

No final da tarde, os moradores da cidade foram contemplados com um espetacular pôr do sol digno de cartão postal como ilustra a iamgem em destaque da nossa coluna de hoje com crédito de BrunoKraemer. As 21h a temperatura caiu para agradáveis 17.4°C com a umidade relativa do ar em 77% e vento da direção Leste (E) com fraca intensidade.

O setembro mais frio em 11 anos: 
Este ano, o mês de setembro fechou com temperatura média de 16.3°C, ou seja, 0.7°C abaixo da média histórica que é de 17.0°C (1984/2021), portanto sendo o mais frio na média em 11 anos, pois foi superado em 2011 com média de 16.1°C. Se compararmos ao ano passado, este ano ficou 1.9°C abaixo da média de 2021.

Durante todo o mês ocorreu apenas um dia com máxima igual ou superior a 30°C, com a marca de 33.3°C no dia 09.
Sempre é bom destacar que no período de MAI/SET tivemos apenas 05 dias com máximas igual ou superior a 30°C, o que é raro ocorrer, sendo que o recorde de apenas 01 dia neste patamar no mesmo período ocorreu em 1990, ano em que tivemos um inverno extremamente rigoroso.

Este ano em setembro ocorreram 02 dias com geada fraca, a primeira no dia 04 com mínima de 4.6°C e a segunda no dia 11 com mínima de 4.8°C. No ano ocorreram apenas 12 dias com geada, sendo que a média anual de dias com o fenômeno é de 15 dias, período 1985/2021. O total da precipitação foi de 110.6 mm que corresponde a 64,2% do total esperado para setembro. Este déficit pluviométrico está vinculado ao Fenômeno Global La Niña que também afetará o mês de outubro em nossa região, e nos próximos meses o que é preocupante.

Exposição Climática

A Exposição Climática sobre Geada e Neve iniciada no dia 30 de setembro irá até o dia 15 de outubro nas dependências da Padaria LCB/Petzinger, localizada na Rua Padre Júlio, n° 235, no Centro de Campo Bom. Ela resgata imagens de Geadas e Neve ocorridos nos Estados do RS e de SC no período de janeiro a setembro de 2022.
Para quem curte o frio e imagens dos FENÔMENOS de Frio terá está oportunidade neste período. Além disso, a Exposição apresenta um resumo do que ocorreu no Clima neste período, com referência ao Frio nos estados do Sul. Na foto, o encarregado da Estação de Meteorologia de Campo Bom, que organizou a Exposição, e a proprietária do local da exposição, Nely Biesek. A exposição foi enriquecida com foto da geada do dia 04 de outubro em São Francisco de Paula com mínima de -0.1.

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível