Conecte-se conosco

O Especialista

Máxima na quarta-feira frustra marco histórico de 38 anos

A máxima de 35.3°C ocorrida na quarta-feira dia 26, frustra marco histórico de terminar o mês sem um dia com máxima igual ou superior à 30°C. A máxima ficou 8.5°C acima da normal histórica que é de 26.8°C.  O recorde de registrar apenas um dia neste patamar ocorreu no ano de 1997 com 35.4°C no dia 27. Mesmo assim registramos na terça-feira, dia 25, o 46º dia seguido sem alcançar os 30°C, o que é um intervalo jamais visto em Campo Bom em se tratando da primavera astronômica. Neste dia foi batido o recorde histórico em 38 anos de apenas registrar 07 dias com máxima igual ou acima de 30.0°C num período de longos 208 dias.

O recorde anterior neste mesmo período ocorreu em 1989 com apenas 08 dias neste patamar. Modelos da quarta-feira indicavam que as máximas neste último final de semana de outubro terão novamente máximas acima de 30.0°C neste ano atípico com poucos dias de calor desde 01 de abril.

A imagem em destaque na coluna desta semana ilustra o calor registrado na tarde da quarta-feira em Campo Bom mas que ao amanhecer ainda teve mínima de apenas 14.0°C com amplitude térmica de 21.3°C. Fazia 46 dias que não se registrava máxima igual ou superior à 30°C.

Calor retonou hoje e fica até domingo:

Nos modelos da METSUL Meteorologia da última quarta-feira indicavam o retorno do calor a partir de hoje e se estendendo até o domingo, dia das Eleições. A máxima hoje já atingiu os 32.1°C, amanhã sábado deve bater na marca dos 33°C e no domingo novamente calorão de 37°C mas com chuva e raios no final do período.

Média do mês subindo….
A temperatura média de outubro na primeira quinzena fechou com 17.2°C, ou seja, a mais baixa em 38 anos, superando o outubro mais frio na média ocorrido em 2010 com 17.9°C, o mais frio desde 1984. Após a primeira quinzena a média de outubro subiu para acima dos 18.0°C a partir do dia 21 aumentando para 18.5°C na última quarta-feira. O calor entre hoje e o domingo deverá alterar a média  e se aproximando da média histórica. Mesmo assim o mês de outubro deverá se situar entre os 09 mais frios que ficaram abaixo dos 19°C, os únicos neste patamar em 38 anos.

Previsão de frio intenso a partir de 31 de Outubro:
Vários Modelos da última quarta-feira indicavam a previsão de frio intenso a partir da próxima segunda-feira, dia 31 e se estendendo no começo de novembro no Sul do Brasil. Essa massa de ar frio intenso poderá ser atípico para novembro dado a sua intensidade e com duração de até 06 dias, fazendo história. A preocupação maior é sobre possíveis prejuízos no cultivo de frutas e com as lavouras de grãos da safra de verão tanto no RS, SC e no PR. Pelo menos nos últimos 06 anos tem feito frio com ocorrência de geadas nos Estados do RS e de SC. Recentemente no ano passado, este colunista registrou em loco geada em São Francisco de Paula nos dias 20 de novembro com mínima de 4.0°C e no dia 21 com mínima de
4.9°C.

Há dois anos, no dia 05 de novembro este colunista se dirigiu à São José dos Ausentes onde fez 0.8°C com geada fraca no início da madrugada. Amanheceu com tempo encoberto e chuva fraca às 10h com temperatura de apenas 8.0°C, num típico dia de inverno como ilustra a imagem acima. A máxima no período da tarde subiu apenas até os 11.5°C às 13h caindo para apenas 8.8°C às 19 hs com o ceú mais aberto.

Fazer frio em novembro em Campo Bom é mais comum do que se imagina, pois em 38 anos, tivemos mínima de um dígito em 20 anos, com destaque de 05 dias seguidos entre 1986 e 1990 e mesmo número de dias entre 2003 e 2007. O recorde de frio é de 6.9°C em Novembro de 1988.

Em 38 anos, o recorde de frio em Campo Bom ocorreu no ano de 1988, seguido de 7.0°C nos anos de 1992 e de 7.4°C em 2005. Alguns modelos na quarta-feira indicavam que o recorde de frio em novembro de 1988 poderá ser batido na próxima semana. Aguardaremos……

São Joaquim registra a oitava geada de outubro
No amanhecer da quarta-feira, dia 26, São Joaquim SC registrou a 8ª geada de outubro e de 125 dias em 2022. A mínima ocorreu em Bom Jardim da Serra na Estação Terra do Gelo com apenas 2.7°C seguido de 5.6°C em Painel/Fazenda Velha.

Já no dia anterior, terça-feira dia 25, o frio foi maior e as geadas mais distribuídas na Região de São Joaquim como ilustra nossa última imagem de hoje feita pelo pesquisador Mycchel Legnaghi na Região do Cruzeiro a 15 km da área urbana onde o fenômeno se formou nos  campos, baixadas e até na área central do Município.

As menores mínimas neste dia conforme dados da Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho/Pietr Scheuer) foram de 3.6°C em Vargem Bonita/PWS e em Urupema/Epagri, 3.7°C em Painel/PWS e de 3.8°C em São Joaquim/Cruzeiro/PWS.

Possibilidade de neve em Novembro? 
Modelos da última quarta-feira previam a possibilidade de nevar entre 01 e 02 de novembro nas partes altas das serras do RS e de SC, constituindo-se na primeira neve oficial no Brasil para esta época do ano e para Novembro, o qual trataremos na próxima semana. O fato deve-se aos dados que indicam que a Massa de Ar Polar ter características de junho e julho em pleno novembro.

 

Devido a um problema técnico acabamos não publicando a coluna da última semana, ela está disponível no link abaixo:

Em 203 dias apenas 07 com Máxima Igual ou Acima de 30.0°

Mais O Especialista

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível