Nesta quarta-feira (30/04), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (1ªDIN/Denarc), coordenada pelo Delegado Ewerton de Melo Sousa, deflagrou a Operação Red Bullet, com o objetivo de combater um grupo criminoso responsável pela comercialização de drogas sintéticas, além da prática de crimes digitais.
Até o momento, 4 pessoas foram presas. Três armas de fogo e, aproximadamente, 6kg de maconha foram apreendidos.
Na ação, que contou com a participação de 17 policiais civis e cinco viaturas, foram cumpridas nove ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de Estância Velha e Charqueadas. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão de apenados recolhidos no sistema penitenciário estadual do Jacuí.
A operação teve início a partir de informações de inteligência policial obtidas após prisões em flagrante ocorridas em abril de 2024. Com a continuidade das investigações, foi possível identificar outros membros da organização criminosa, bem como o modus operandi utilizado para a prática do tráfico de drogas sintéticas na região de Estância Velha e arredores. O alvo da operação era responsável tanto pela compra e venda de drogas sintéticas quanto pela prática do crime digital conhecido como “golpe dos nudes”.
A ofensiva faz parte da estratégia da Polícia Civil de intensificar a presença do Estado em áreas afetadas pelo tráfico de drogas, visando principalmente a descapitalização das organizações criminosas e a responsabilização criminal das lideranças.