Conecte-se conosco

TudoOnline

Neve veio mas abaixo do esperado

A previsão de queda de neve por Institutos de Meteorologia no final da semana passada se confirmou, mas a sua intensidade ficou bem abaixo das expectativas. A falta de umidade na atmosfera foi o principal inibidor para que nevasse pouco, apesar do frio intenso. O dia 05, sexta-feira, foi um dia de arrepiar de frio, com mínimas negativas em várias cidades do Sul do Brasil e com máximas muito baixas associado ao vento forte e intenso com rajadas de até 70 km/h em Porto Alegre e a 100 km/h no litoral gaúcho. Que provocou elevação da maré e alagamentos costeiros em praias como Imbé e Tramandaí.

Este vento muito forte foi resultado de um vórtice ciclônico polar na costa e a circulação deste sistema trouxe chuva misturada à neve inclusive na região de Pelotas, conforme informações da Metsul Meteorologia. Neste dia na Estação do INMET de Tramandaí foram registradas rajadas de até 85,6 km/h da direção W e com muito frio. Fazia apenas 9.8°C ao meio-dia e a máxima à tarde não passou dos 11.4°C. As 18h a temperatura baixou para apenas 8.2°C com chuva fraca e devido às rajadas de vento fortes a sensação térmica era de extremo frio.

Foi esta nebulosidade da circulação marítima que começou a ingressar na Serra e nos Aparados a partir do final da tarde que possibilitou a queda da neve horas depois. Os modelos numéricos indicavam a “ janela “ da neve a partir da noite da sexta-feira até as 04 h da madrugada de sábado com grande chance de acontecer. Este colunista se deslocou a São José dos Ausentes no início da tarde da sexta-feira, chegando na cidade as 18h30min com a temperatura já negativada na região. Naquela hora o céu estava praticamente limpo, mas as 21h o tempo ficou encoberto com o deslocamento da nebulosidade que atuava no litoral já reportado acima. As 21h a temperatura caiu para -0.8°C e com umidade de apenas 69%. Mas a meia-noite a umidade subiu para 90 % e a temperatura já tinha caído para -1.7°C, momento em que começou a garoar, dando indícios da possibilidade de nevar na região.

Esta tendência se confirmou e a meia-noite e meia começaram a cair os primeiros flocos de neve em São Chico. A umidade do ar tinha subido para 97 %, e caso o ar estivesse mais úmido, a sua intensidade seria bem maior. A imagem abaixo ilustra a neve cobrindo os veículos, mas não passou disso. De todos os registros e relatos de neve no RS e em SC foi em São José dos Ausentes onde mais nevou, local do meu destino final. Na noite da sexta-feira, dia 05,nevou fraco também em Gramado, Canela, São Francisco de Paula.


Em Cambará do Sul, a observadora da Estação local, Luciana Carvalho Valim, registrou neve fraca a noite entre as 23h com 0.3°C até a meia-noite quando já fazia -0.3°C acompanhada com rajadas de vento que chegavam a 52,9 km/h. Já em SC houve relatos de neve na Serra do Rio do Rastro à noite. De acordo com o Diretor do Instituto CLIMATERRA , em São Joaquim a neve ocorreu no início da madrugada do sábado, dia 06 entre a 01h às 03h com a temperatura variando entre -2.0°C e -3.0°C. Conforme informações do CLIMATERRA, o Vale do Cruzeiro teve um curioso registro de sincelo (congelamento das gotas) após a garoa de neve ocorrido durante a madrugada do sábado dia 06, com árvores, pinheiros e plantas mais altas ficando recobertas por uma notável camada de gelo, como ilustra a imagem abaixo registrada por Mycchel Legnaghi.


De acordo com Ronaldo Coutinho do CLIMATERRA, o fenômeno ocorreu por causa de uma nuvem baixa que proporcionou uma garoa de neve e um forte nevoeiro que resultou em um sincelo. Esta intensa onda de frio, ocasionou mínimas absurdas ao amanhecer do dia 07 de julho em várias cidades de SC . No Instituto CLIMATERRA com mínima de absurdos -7.3°C, ocorreu a 3ª menor mínima em julho a 4ª menor de toda série ( 1998/2019 ). No local ocorreu nevoeiro congelado por volta das 06h quando fazia -5.2°C e até o laguinho congelou completo. Destaque também para a mínima de -9.2°C em Urupema (recorde), de -8.8°C em Painel/G. Hugen e de -8.6°C em São Joaquim/F. keiser.

Aqui no Estado, entre as Estações particulares, o recorde de frio ocorreu em Pinheiro Machado com -8.0°C e de -7.4°C em Soledade. O frio foi intenso inclusive no litoral com mínima de 1.9°C em Torres com ocorrência de geada. Campo Bom registrou a mínima do ano com apenas 0.2°C e forte geada. O frio que tardou mas que chegou com intensidade nos 10 primeiros dias de Julho fecharam com média de 4.0°C abaixo do normal histórico e se comparado com o Junho deste ano, fechou com desvio à menor em 8.7°C. Esta onda de frio cedeu ontem com a máxima à tarde em Campo Bom ultrapassando os 25.0°C. A previsão do tempo é de chuva no final de semana e na segunda-feira dia 15, deverá ingressar uma nova Massa de Ar Polar com queda na temperatura mas bem menos intensa, mas mesmo assim com provável ocorrência de geadas ao amanhecer dos dias 17 e 18 de Julho.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível