Conecte-se conosco

TudoOnline

A maior estiagem dos últimos 36 anos em Campo Bom

A atual estiagem que iniciou em dezembro do ano passado está entrando no quinto mês consecutivo, que pela sua extensão temporal já é a maior em 36 anos na região. Em 1985, a grande seca teve seu auge no mês de Novembro, quando em todo o mês choveu apenas 13,0 mm e ocorreu a máxima recorde histórica com 41.9°C no dia 16 de novembro, valor jamais igualado ou superado até hoje em Campo Bom. Houve racionamento de água e energia em algumas cidades do Vale dos Sinos, e algumas emissoras de rádio e TV encerravam a sua programação à meia noite, retornando na manhã seguinte para poupar energia.

Na época a estiagem iniciou na segunda quinzena de outubro e se estendeu até próximo ao Dia do natal.
A outra estiagem, em 1988, teve duração de dois meses( fevereiro e março), com seu auge no segundo mês, quando choveu apenas 25.9 mm, e foi o março mais quente em 36 anos com média de 25.1°C, lembrando que a média histórica é de 23.2°C. Chamou a atenção que a primeira semana do outono naquele ano foi extremamente quente com máximas diárias variando entre 37°C e 38.6°C, ocorrendo as máximas absolutas do ano.

Em 2005 ocorreu outra grande seca que durou 03 meses e meio, com inicio em dezembro de 2004 até a primeira quinzena de março. Além do déficit pluviométrico no período, ocorreram também os dias mais quentes daquele ano, com 40.9°C em janeiro de 2005 e 41.3°C em março. Mais recentemente, tivemos a grande seca de 2011, cujo auge ocorreu entre os dias 27 de outubro e 12 de dezembro, que durante todo o período somou apenas 18.9 mm na cidade, e o Rio dos Sinos atingiu apenas 0,90 cm na Ponte da Barrinha.

Na atual estiagem, no mesmo local, na terça-feira dia 01 de abril, o Rio media apenas 0,80 cm, ou seja menos do que em 2011. Este nível tão baixo é consequência da longa estiagem que estamos enfrentando desde dezembro já reportado na coluna da semana passada. Março fechou com apenas 10,0 mm de precipitação, e confirmou como sendo o mais seco em 36 anos e o mais quente desde 2007. A média fechou este ano em 24.6°C e naquele ano em 24.7°C, 0.1°C à mais. Este ano, durante todo o mês de Março tivemos apenas 3 dias em que a máxima ficou abaixo dos 30°C, o que é muito raro. Situação idêntica, ocorreu apenas em janeiro de 2003 e 2011 e em fevereiro de 2012. O recorde de apenas 02 dias com máximas abaixo dos 30°C ocorreu apenas em fevereiro de 2005 e 2017 em 36 anos, tal sua raridade.

Este ano, o março terminou como iniciou, com tempo seco e calor, constituindo-se no melhor mês de praia em nossa litoral, mas que ficou prejudicado desde o dia 20 de março, com proibição de banhar-se no mar e sentar-se na areia da praia para evitar aglomeração de pessoas, devido a pandemia do coronavírus. Assim deverá continuar até pelo menos no dia 15 de Abril, após o Feriadão da Sexta-Feira Santa, ou seja, com a atual situação O MELHOR É FICAR EM CASA.

A imagem acima ilustra como terminou climaticamente o mês de março em Atlântida Sul na tarde da última terça-feira dia 31. Este mar transparente e calmo deverá agitar-se bastante com formação de ondas fortes e bem altas com nova ressaca no RS até o Sudeste do país, como aconteceu no período do Carnaval em Fevereiro.

Conforme o Instituto Climatempo um forte Ciclone Extratropical se formou sobre o mar entre o Uruguai e o RS ontem, quinta feira, dia 02, indicando que até a noite a baixa pressão atmosférica deste ciclone deve ter menos de 1000 hPa e nesta sexta-feira, 03 de abril, tinha como previsão que esta pressão no centro do sistema em alto mar atinja valores entre 980 hPa e 990 hPa, com potencial de provocar ventania no costa sul e parte do Sudeste.

Ontem as 13h, a Pressão Atmosférica na Estação do INMET em Porto Alegre registrava apenas 1002 hpa e aqui em Campo Bom 1006 hPa, sinalizando rajadas de vento nas próximas horas. Ao meio dia ocorreu rajada de vento da direção W na Estação com velocidade de 37,8 km/h devido a este Ciclone Extratropical. O total da precipitação ontem em Campo Bom atingiu apenas 6.2 mm até as 13h e em Porto Alegre apenas 9.2 mm localizada na Latitude/Paralelo 30°, comprovando mais uma vez que não costuma chover com intensidade nestas regiões quando nos encontramos na fase da lua Crescente que vai até o dia 07. E a seca deverá continuar infelizmente.

Rio dos Sinos estava com apenas 0,8m de profundidade na ponte da Barrinha na última quarta-feira (Foto: Nilson Wolff)

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível