Conecte-se conosco

Geral

Junho foi o mês da evolução do coronavírus em Campo Bom

O número de casos de coronavírus em Campo Bom está quase chegando a sua segunda centena, são 189. A estimativa de quem mais buscou entender esta pandemia é de que cada pessoa contaminada acaba transmitindo o vírus em média para outras três. Estima-se que mais da metade dos transmissores são assintomáticos, ou seja, sequer estão cientes de que possuem o coronavírus. Isto reflete em um dado divulgado recentemente de que a maioria dos infectados com sintomas acabaram sendo atingidos mesmo com pouco contato social.

Devido ao número escasso de testes disponíveis e do alto custo deles com a grande procura, é inviável a testagem de um grande número de pessoas. Outra dificuldade é a facilidade com que os chamados testes rápidos apresentam falsos negativos, caso a testagem seja realizada nos primeiros dias após o contágio. Ou seja é necessário que a pessoa aguarde alguns dias em isolamento para realizar o teste com maior chance de um resultado confiável.

Os números de contaminação em Campo Bom mostram que o coronavírus teve até aqui um momento de grande contato de infectados com pessoas que viriam a se tornar pacientes com sintomas da Covid-19. O gráfico abaixo mostra que até os primeiros dias de junho, o número de casos confirmados a cada dia vinham constantes. Depois de um evento no final de maio onde houve um caso isolado em uma família a média de contaminados era de dois por dia. No mês de Junho essa média subiu para 7 a partir do dia 08 e para 18 na semana do dia 18 ao dia 24, que refletia os contaminados entre 10 e 12 dias anteriores. Após esta semana a média baiou para 12 casos na última semana.

Observando a evolução mensal fica nítido a nova inclinação que a curva teve a partir do início deste mês, quando ainda tínhamos em Campo Bom um total de 25 casos e sem nenhum óbito. Um fator que pode ter contribuído foi a temperatura acima da média que fez com que muitas pessoas circulassem o que aumenta a propagação. Somente no dia 14 o frio chegou com um pouco mais de intensidade e acompanhado da chuva ajudou no isolamento social. Abaixo se percebe como a inclinação aumentou logo no início da segunda quinzena de junho.

A maior dúvida das autoridades de saúde hoje é o percentual da população que já possui anticorpos para o coronavírus. Enquanto não é possível  realizar testes para descobrir e não se sabe quais os fatores que tornam uma pessoa mais suscetível ao vírus, resta evitar a propagação para manter a rede de saúde atendendo dentro de sua capacidade, observando também os reflexos econômicos. As tomadas de decisão precisam ser o mais flexíveis possíveis para que o comércio e os empresários consigam se manter, e quando necessário, o mais rígidas possíveis para que ao final se tenha o menor número de vítimas fatais.

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível