Conecte-se conosco

Geral

Inmet projeta que El Niño siga atuando até dezembro

Há uma probabilidade de 90% ou mais de que as condições do El Niño permaneçam atuantes durante os meses de primavera e início do verão 2023/2024, com possibilidade de chegar à categoria de muito forte entre o fim de novembro e o decorrer de dezembro. As previsões apresentadas são baseadas nos modelos ENOS do APEC Climate Center (APCC) – centro de pesquisa sediado na Coreia do Sul – e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O prognóstico indica chuvas mais frequentes e persistentes no trimestre, com maior probabilidade especialmente entre outubro e novembro. No mês de dezembro, elas ainda devem ficar acima da média na maior parte do estado, porém de maneira mais irregular, com maiores anomalias positivas na metade oeste do Rio Grande do Sul. Os acumulados de chuva no trimestre devem superar a média em todas as regiões, com anomalias médias acima dos 200 mm em todas as áreas do Estado, superando os 300 mm na metade oeste e no noroeste.

Quer receber notícias do Tudo Online em primeira mão, então clique aqui e entre em nossa comunidade no whatsapp

Eventos com tempestades, rajadas de vento forte e queda de granizo também serão mais frequentes nesta primavera, sob influência do El Niño. O excesso de chuva nos próximos meses pode intensificar o excedente hídrico, causando o encharcamento do solo. O resumo é de que a chuva deve seguir acima da média histórica, com poucos períodos mais longos sem chuva.

Leia também:

 

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível