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Hospital Lauro Reus passa a oferecer serviço inédito de oftalmologia
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Pela primeira vez, a Prefeitura de Campo Bom oferece consultas oftalmológicas no Hospital Lauro Reus. O serviço opera na casa de saúde desde o início de setembro e já realizou 952 consultas, o que corresponde a mais de 70% dos 1.297 pacientes que aguardavam agendamento pelo Governo do Estado, responsável por prestar esse tipo de serviço aos campo-bonenses. No hospital estão sendo atendidos casos de baixa complexidade, como verificação de acuidade visual que envolvem patologias como miopia, astigmatismo e hipermetropia, entre outros. “Ano passado realizamos um mutirão desse tipo de atendimento e conseguimos equilibrar o número de moradores que estavam na fila de espera. No entanto, com a pandemia do coronavírus, o Governo do Estado diminuiu o número de atendimentos a que teríamos direito, o que aumentou a fila novamente, nos levando a optar pela implantação desse serviço de forma continuada”, explica o prefeito Luciano Orsi.
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A secretária de Saúde Suzana Ambros Pereira, explica que os atendimentos oftalmológicos têm o intuito, além de sanar uma demanda reprimida do Estado, facilitar o deslocamento da população, visto que a referência da região é localizada em Portão. “O morador não precisa mais ir para outra cidade quando precisar revisar o grau do seu óculos, por exemplo”, diz. Ela explica que o acesso ao atendimento oftalmológico ocorre a partir de encaminhamento por meio da Unidade Básicas de Saúde de referência do paciente. Segundo ela, casos de baixa complexidade são dirigidos ao Lauro Reus e os de alta complexidade – como catarata, glaucoma e procedimentos cirúrgicos, são direcionados para o serviço de referência do Estado, em Portão. A transição das consultas para o hospital está sendo comunicada a cada paciente da fila de espera por atendimento. “Alguns acabaram não sendo localizados devido a mudança de telefone ou endereço, por isso queremos fazer um chamamento para que todos que não foram contatados procurem sua unidade de saúde ou liguem para a central de marcações”, orienta. A Central de Marcações de Consultas e Exames (CMCE) atente pelos telefones 3597-1431 e 3597-6986.
Segundo o diretor Administrativo do Hospital, Jeferson Moschen, a oferta desse novo serviço amplia a capacidade resolutiva do hospital. “Nosso hospital está cada dia mais completo, agregando serviços que implicam em mais conforto aos moradores. O fato das consultas de oftalmologia ocorrerem aqui é um exemplo disso”, diz referindo-se a melhorias como ampliação no número de leitos, compra de respiradores e a recente implantação da primeira central de tomografia da instituição que recentemente passou a contar também um novo aparelho de raio-x móvel motorizado.
