Geral
Guarda Municipal completa um ano de atividades com queda nos índices de criminalidade
Autor:
Quando o prefeito Luciano Orsi assumiu a Administração Municipal, em 2017, ele já tinha assumido um compromisso com a população campo-bonense: a criação da Guarda Municipal de Campo Bom (GMCB). Hoje, com os guardas nas ruas da cidade há exatamente um ano, mais precisamente desde às 7h do dia 3 de setembro de 2022, é possível afirmar que a GMCB mudou para sempre a história dos campo-bonenses, para melhor. São pessoas como o pequeno Jonas, o Gustavo e a diretora Morgana, que podem confirmar o grande aumento da segurança pública no município a partir dos dois principais eixos de atuação da guarda, a ronda escolar e o patrulhamento ostensivo e preventivo.
O trabalho da GMCB neste período de 365 dias foi ininterrupto, 24 horas por dia, somando 8.760 horas nas ruas da cidade. A atuação dos guardas municipais causou, já em 2022, redução em índices de criminalidade em comparação com os anos mais violentos no município, 2014 e 2016, de acordo com dados da SSP/RS. O número de ocorrências atendidas ultrapassa 1,9 mil, intervenções que incluem prisões por porte ilegal de arma de fogo, por posse e tráfico de drogas e de foragidos do sistema prisional.
Leia também:
Abertura da Expointer marca mais um recorde de público e de negócios
Gustavo foi um dos tantos campo-bonenses ajudados pela Guarda Municipal. Em uma das ocorrências atendidas pelos guardas, em dezembro de 2022, eles recuperaram itens que haviam sido furtados da residência do Gustavo. “Roubaram as coisas da minha casa e, um tempo depois, eu encontrei um anúncio na internet com as minhas coisas à venda. Entrei em contato com a guarda e eles foram muito rápidos, fomos até o local do anúncio e, com a ajuda dos guardas, consegui recuperar tudo”, conta Gustavo. O indivíduo que estava em posse dos itens foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.
A ronda escolar também foi determinante para garantir mais segurança aos campo-bonenses. O patrulhamento cobre todas as escolas do município, uma delas a Emei Arco-Íris, local em que os guardas conheceram o pequeno Jonas, de 4 anos, que tem o sonho de ser policial e virou o amigo número 1 da GMCB.
Para a diretora da Emef Borges de Medeiros, Morgana Rodrigues da Silva, a ronda se tornou um diferencial na segurança das escolas. “Sempre que foi necessário solicitar a presença dos guardas, eles prontamente compareceram, por isso agradeço a atenção dispensada à nossa e a todas as demais escolas do município, um trabalho efetivo”, observa.
O prefeito Orsi destaca que a data tem o poder de validar um projeto que deu certo, mas principalmente de renovar o compromisso de garantir, por muitos outros anos, ainda mais segurança aos campo-bonenses. O secretário municipal de Segurança, Rosalino Seara, aponta o importante trabalho integrado realizado com as demais forças de segurança, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, o que ajuda a tornar tudo isso possível.
A missão dos guardas municipais Matani, Mello, Camargo, Brendler, Alexandre, Daniel, Elias, Oliveira, Piangers, Pinheiro, Kohler, Renan, Ricardo, Keller, Poncio, Rodrigo, Cesca, Goulart, Pecke, Ribeiro, Caroline, Massuda, Gustavo, Pereira, Garibaldi, Venzke, Marin, Welter, Robson e do diretor Edinei, por ora, foi cumprida.