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Empresa que falsificava sabão líquido Omo tinha contabilidade em Campo Bom

Conhecida mundialmente, e sendo um das marcas de higiene e limpeza mais vendidas, a marca Omo, da Unilever, era falsificada em escala industrial no bairro Niterói, em Canoas. Sua contabilidade era feita em Campo Bom, em um escritório no centro da cidade.

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Com uma produção de mais de 25 mil litros de detergente líquido para roupas e distribuição em pelo menos 23 cidades, a empresa foi descoberta na manhã desta última terça-feira, 11, pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Os quatro mandados de busca e apreensão foram realizados por volta das 7h30.

Segundo o delegado de proteção ao consumidor do Deic, Joel Wagner, foram apreendidos vários documentos em nome dos investigados, com endereços e outros dados, mas ainda não foi possível analisar tudo. O delegado frisa que o grau de envolvimento dos campo-bonenses será apurado, mesmo constatando a relação com a organização, no sentido de prestar serviço, será apurado se o escritório tinha conhecimento da atividade criminosa.

Falsificação de Omo/Divulgação Polícia Civil

Três supostos donos e gestores foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato, contra a saúde  pública, contra as relações de consumo, contra a propriedade industrial e de marcas e associações criminosas. Seis funcionários foram levados à delegacia para depoimento.

Mercados em 23 cidades comercializavam o produto

O produto clandestino era vendido em mercados de 23 cidades identificadas até o momento sendo Estância Velha, Bom Jesus, Constantina, Encantado, Frederico Westphalen, Giruá, Horizontina, Ibiçá, Nova Bassano, Palmeiras das Missões, Planalto, Sananduva, Santo Augusto, Venâncio Aires, Veranópolis, Ijuí, Santo Ângelo, Cerro Largo, Porto Xavier, São Luiz Gonzaga, Catuípe, Três Passos e Cruz Alta. Os donos dos mercados também serão investigados.

Posicionamento oficial da marca Omo

Referente aos fatos ocorridos, e a fim de ajudar os consumidores a identificarem possíveis falsificações, a assessoria de comunicação de Omo se posicionou sobre o assunto. “OMO acompanha de perto as investigações de todos os casos de falsificação dos quais é vítima, cooperando com as autoridades policiais sempre que solicitada. Neste caso, não está sendo diferente.

Existem sinais que podem ajudar o consumidor a identificar casos suspeitos de falsificação de produtos, como:

– A qualidade de cor, brilho e impressão das embalagens, que deve sempre trazer as informações de forma legível;
– A data de fabricação deve estar gravada a laser de forma destacada e não como parte dos textos da embalagem;
– Cada embalagem possui um número único de lote impresso, que não pode se repetir em outras embalagens;
– Alterações na cor, textura e perfume do produto em comparação ao que consumidor está acostumado a usar;

O consumidor pode relatar os casos suspeitos para análise e orientação entrando em contato com nosso SAC pelo site https://www.unilever.com.br/contact/ ou no telefone 0800-707-9977.”

 

 

 

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