Conecte-se conosco

Geral

Conhecer o transmissor da Dengue para melhor combater a proliferação

Responsável pela transmissão de diversas doenças que acometem a população brasileira – como dengue, zika e chikungunya – é importante saber um pouco mais sobre o ciclo de reprodução do mosquito para evitar a disseminação e a contaminação. A fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água limpa e parada. Dois ou três dias após o contato com o líquido, os ovos viram larvas e levam em torno de 10 dias para chegar à fase adulta. O mosquito vive aproximadamente 30 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante sua vida.

Os ovos do mosquito são resistentes e sobrevivem até mesmo por um ano em um local seco. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora de submersão este ovo pode se desenvolver. Uma vez que a fêmea está contaminada com o vírus da dengue, após um período de 8 a 12 dias de incubação, torna-se vetor permanente da doença. Calcula-se que haja uma probabilidade entre 30 e 40% de chances de suas crias já nascerem também infectadas. Conforme pesquisas, aproximadamente 80% dos criadouros estão localizados dentro das residências ou arredores. É importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer.

Leia também:

Corpo ainda não identificado é encontrado em caminhão que saiu de Campo Bom na sexta-feira

Mutirão de Empregos registrou quase 600 atendimentos

HB20 com placas de Campo Bom causa acidente ao trafegar na contra-mão na ERS-239

Destaque Empresarial premia empresas campo-bonenses no dia 8 de junho

O que podemos fazer para prevenir?
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Limpar calhas, tirando folhas e sujeiras que possam acumular água;
– Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Colocar areia no prato das plantas ou trocar a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.
– Retirar água acumulada de lajes
– Desentupir ralos e mantê-los fechados ou aplicar tela de proteção contra insetos;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.
– Caso identifique um terreno baldio com lixo acumulado e objetos com água parada é preciso avisar uma autoridade competente, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa no telefone 0800 642 9782 ou ligar para prefeitura da cidade.
– Algumas medidas podem ser tomadas no cuidado pessoal e com a família: utilize repelente; cubra a maior parte do corpo com roupas claras quando possível e coloque telas mosquiteiras em janelas e portas.

Telas mosquiteiras são uma excelente forma de prevenção

O mosquito possui hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante reforçar a atenção nesse período. Mas atenção: o mosquito é oportunista e pode picar à noite também. Cada pessoa deve checar os possíveis criadouros existentes em sua residência e, com esse levantamento em mãos, será bem mais fácil e rápido fazer a vistoria e a limpeza semanal. Temos que considerar o ciclo do mosquito que ocorre entre 3 a 8 dias. Eliminando o foco nesse período, conseguimos inibir a proliferação. Entre em contato com a Miami Esquadrias e Telas e saiba das melhores soluções para sua casa ou sua empresa.
Todos juntos contra a Dengue!

Mais Geral

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível