Conecte-se conosco

TudoOnline

Campo Bom no Dia Mundial de luta contra as hepatites virais

O dia 28 de julho é uma data marcada para lembrar mundialmente sobre os cuidados com a saúde e prevenção as hepatites virais. O Dia Mundial de luta contra as hepatites virais é dedicado a informação para a prevenção desta doença silenciosa que milhares de pessoas no Brasil. Em Campo Bom, 81% dos casos notificados são para a hepatite C, doença que ocorre através de relação sexual sem proteção e trocas de utensílios perfurocortantes.

Por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando campanhas nas Unidades de Saúde distribuição de folhetos e repasse de orientações sobre a doença. O teste para saber sobre o vírus também é disponibilizado no Sistema Único de Saúde gratuitamente e é realizado em 20 minutos com apenas uma picada no dedo.

Leia também:

Prefeito Luciano Orsi será palestrante no Prato Principal da ACI

Guapos do Itapuí comemora  terceiro título do FestMirim

Vereadores retiram da pauta votação sobre isenção  de IPTU para templos religiosos

Para a secretária municipal de Saúde Suzana Ambros Pereira, é importante que a população esteja atenta tanto aos cuidados de prevenção quanto aos sintomas. “A hepatite pode matar se não tratada, por isso é importante que a população entenda a seriedade dessa doença e possa prevenir-se, e que também possa buscar tratamento logo nos primeiros sintomas”, diz Suzana.

No Brasil de acordo com o Ministério da Saúde, 50 mil pessoas devem receber tratamento contra as hepatites no Sistema Único de Saúde. O vírus que danifica o fígado é caracterizado por hepatite A, B, C e D.

O teste é disponibilizado no Sistema Único de Saúde gratuitamente e é realizado em 20 minutos com apenas uma picada no dedo (Foto: Divulgação/PMCB)

Confira os tipos de hepatites e as formas de contaminação:

Vírus A e E (forma aguda): contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos.

Vírus B, C e D (forma crônica): transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Fique atento aos sintomas: Cansaço; Febre; Mal-estar; Tontura; Enjoo; Vômitos; Dor abdominal; Pele e olhos amarelados; Urina escura e fezes claras.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível