Conecte-se conosco

TudoOnline

Agosto com temperaturas abaixo da média histórica

Pelo segundo ano seguido, o mês de Agosto tem apresentado as temperaturas abaixo de sua média mensal normal histórica, pois até ontem, fechou com 14.3°C contra a sua média que é de 15.5°C.
O que tem contribuído para isso foram duas massas de ar polar de forte intensidade que atingiram o estado nesta primeira quinzena do mês, a primeira entre os dias 02 e 05, e a segunda iniciada no dia 12 e que perdurou até ontem de manhã com intensidade. Mas entre estas duas, no final da semana passada, uma rápida massa de ar polar que atingiu os estados do Sul entre a manhã do sábado até a tarde do domingo, apesar de média intensidade e rápida passagem fez cair a temperatura na madrugada do dia 11, domingo, propiciando um belo dia com muito sol no Dia dos Pais.

Aqui em Campo Bom a mínima neste dia foi de 8.7°C, mas em Vacaria ocorreu geada forte e mínima de apenas 1.0°C. Mais uma vez o frio foi intenso em SC, com ocorrência de geadas fortes e temperaturas extremamente baixas com -5.3°C em Urupema/Epagri, -5.2°C em Painel/Estação G.Hugen, -4.2°C em Bom Jardim da Serra/Est.F.K e -4.2°C em São Joaquim/Est.F.K. Já a noite o tempo voltou a se instabilizar com chuvas pela Campanha e atingindo alguns bairros de Porto Alegre.

Como reportado na coluna anterior, ficou o questionamento sobre a ocorrência ou não da chuva prevista para a sexta-feira dia 09 e no sábado dia 10, pelo fato de nos encontrarmos na fase da Lua Crescente, quando não gosta de chover em cidades localizadas no Paralelo 30° de Latitude, que caso ocorressem seriam de curta duração e pouco volume. Na sexta-feira, a chuva ocorreu apenas no período da manhã com apenas 4.2 mm, permanecendo o resto do período apenas encoberto e com abafamento. Já no sábado, dia 10, a chuva ocorreu apenas durante a madrugada e somou 7.6 mm. Durante o período da manhã ingressou um ar mais seco e frio limpando o tempo, deslocando a nebulosidade para o oceano. Assim, mais uma vez comprovou-se que esta fase da Lua interfere no clima em nossa região, em cidades localizadas no Paralelo 30° ou próximas a ela.

O destaque climático desta semana ficou por conta da entrada da segunda massa de ar polar de forte intensidade neste mês que atingiu o Sul do Brasil a partir do dia 12 e que no amanhecer de ontem ainda ocasionou geadas e temperaturas baixas no RS e em SC. Na terça-feira, dia 13, a mínima ocorreu as 10h da manhã com 9.5°C atingindo apenas 13.8°C de máxima no período da tarde, que junto com rajadas de vento da direção SW ( Sudoeste ) com 37,8 km/h aumentava bastante a sensação de frio.

A previsão de neve que poderia cair entre o meio da tarde e início da noite neste dia nas partes altas do Estado apesar do frio intenso não ocorreu, mas houve registro de chuva congelada nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, conforme informações da MetSul Meteorologia, que também recebeu um vídeo que mostrava a queda de grampel (forma granulada de neve) em São José dos Ausentes. O destaque neste dia foi também em que várias cidades da província de Buenos Aires na Argentina, amanheceram cobertas de neve, entre elas Mar Del Plata, Lobériia e Necochea.

Mas o mais extraordinário climaticamente foi o da ocorrência de neve em diversas cidades localizadas no Sul do Uruguai, na terça-feira dia 13, pois o fenômeno é raro no país vizinho. A neve caiu nos Departamentos de Montevidéu, Canelones e Maldonado, onde se localiza o Cerro Catedral com 530m, o mais elevado do País, em que a neve e sincelo/nevoeiro congelante chegou a acumular, mudando a paisagem do local. O auge desta onda de frio, ocorreu na quarta-feira dia 14, sendo que no RS segundo levantamento da Metsul, 45 Municípios tiveram mínimas negativas. Já em SC o Instituto Climaterra apurou que em 46 cidades catarinenses registraram marca negativa, com dois registros de recordes históricos. A primeira foi registro de absurdos -8.8°C na Estação de Meteorologia de Urupema/Epagri como o novo recorde de temperatura mínima na cidade desde a abertura da Estação em 2008, superando o recorde anterior que era de -8.3°C em 14/08/2014. O segundo ocorreu na Estação da Climaterra em São Joaquim que registrou -5.9°C e foi a mais baixa na cidade em 21 anos, superando o recorde anterior de -5.5°C em 14/08/2014. Neste dia, na cidade a Estação do Inmet registrou a mínima de -5.3°C e na Estação F.Keiser a mínima foi também de absurdos -8.1°C.

Conforme dados da Metsul, as menores temperaturas no RS ocorreram em São José do Ouro com -5.8°C, São José dos Ausentes com -5.7°C, Pinheiro Machado com -5.7°C e Soledade com -4.7°C. Aqui em Campo Bom não houve recorde, mas ocorreu a mínima do mês até agora com 3.1°C e geada as 05h da manhã, que só não diminuiu mais pois a partir daquele horário chegaram nuvens bloqueando a queda na temperatura e dissipando a geada que já havia se formado. O recorde de mínima para o mês em Campo Bom, continua sendo a que ocorreu no amanhecer do dia 03/08/1991 com -0.8° e forte geada na cidade.

Geada em Cambará do Sul

A geada foi forte em Cambará do Sul neste dia, que registrou a mínima de -2.5°C conforme ilustra a imagem acima registrada por Luciana Valim, observadora da Estação local. Ontem ainda fez frio na região, com a mínima de 4.6°C e ocorrência de geada fraca em Campo Bom, a quarta do mês e já temos 12 dias com geada, conforme a imagem abaixo. Aqui próximo em Lomba Grande no Sítio São Luiz a mínima foi de 4.°C. Nas Estações do Inmet a mínima do RS ocorreu em Bom Jesus com 0.2°C e geada fraca. Ronaldo Coutinho do Instituto Climaterra destacou que na localidade de Invernadinha no interior de São Joaquim, uma estação particular registrou -5.3°C, ou seja, ainda muito frio com forte geada na região. Modelos de previsão futura, na rodada de ontem de manhã, indicavam nova onda de frio muito forte a partir 27 de Agosto. Aguardaremos e trataremos do mesmo na próxima coluna.

Geada em Campo Bom (Foto: Nilson Wolff)

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível