Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2019

Publicidade

Whatsapp pede a usuários que atualizem o aplicativo visando evitar ação de hackers

14 de maio, 2019 às 11:46

Uma falha de segurança no aplicativo whatsapp foi descoberta por hackers e está sendo utilizada para invadir celulares e roubar dados dos usuários através de uma forma de vírs chamada spyware. Em virtude disso a empresa, que pertence ao Facebook, está pedindo aos seus 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo que atualizem o app na loja de aplicativos do seu sistema operacional para evitar as invasões.

A vulnerabilidade permitiu aos hackers inserir um programa malicioso nos telefones, de diversas formas como por exemplo em chamada telefônica  por meio do aplicativo. A informação é que o desenvolvedor seria uma empresa obscura com sede em Israel chamada NSO Group, acusada de ajudar governos do Oriente Médio e até o México a espionar ativistas e jornalistas. Não há informação sobre o número de usuários que podem ter sido contaminados.

Leia também:

Mutirão de oftalmologia acontece nesta terça-feira

Governo autoriza e gasolina sobe nesta quinta-feira

Série Ouro conhece os dois primeiros semifinalistas nesta terça-feira

O NSO Group ganhou notoriedade em 2016, quando especialistas o acusaram de ajudar a espionar um ativista nos Emirados Árabes Unidos. Seu produto mais conhecido é o Pegasus, um programa muito invasivo que pode ativar remotamente a câmera e o microfone de um determinado telefone e acessar seus dados. O aplicativo tem sido utilizado em diversas formas de golpes, desde a tentativa através de mensagens até a clonagem por invasão para acessar dados do aplicativo e de outros aplicativos como de bancos.

Dica do Tudo Online: O aplicativo dispõe de um sistema para evitar a clonagem. Basta acessar as configurações de segurança no menu do aplicativo e adicionar uma senha de segurança para a conta. Cada vez que o aplicativo for instalado com aquela conta a senha será solicitada, se o estelionatário não a possuir, não obterá êxito na fraude.

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom