Hoje é domingo, 23 de setembro de 2018

Publicidade

Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio

13 de setembro, 2018 às 11:17

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto, que já foi um tabu ainda maior do que é nos dias atuais, continua enfrentando grandes dificuldades, principalmente na identificação de sinais e na busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Em Campo Bom, as Unidades Básicas de Saúde estão inserindo elementos da campanha nas salas de espera para que os pacientes, enquanto aguardam atendimento, contem com uma breve palestra sobre o assunto, alertando sobre os sintomas que podem indicar uma depressão séria que possa levar ao desejo do suicídio. O número de casos de suicídio no município, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é proporcional ao número de casos notificados em 2017, porém, alerta que muitos casos não são notificados.

Leia também:

Divisão de Acesso de futsal teve primeiros confrontos da segunda fase

Brigada Militar prende homem que poderia tentar feminicídio

Rodada desta quinta-feira pode definir mais classificados no Municipal de Vôlei

Para o atendimento psicológico da comunidade, a cidade conta com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), local onde pacientes, que são encaminhados pelas UBSs, recebem atendimento dentro de sua condição emocional. Lá, passam pela triagem com profissionais e, de acordo com sua situação emocional, são encaminhados para psicólogos, terapias de grupo ou psiquiatra. A SMS também é parceira do CVV (Centro de Valorização da Vida), que atende gratuitamente por meio do telefone 188.

“Em Campo Bom, a preocupação com esse tema acompanha diariamente as ações e estratégias de vários setores, em especial do eixo de saúde mental, alinhado as políticas públicas do SUS. E, dessa forma, estamos empenhados em alertar a população em geral sobre o tema, além de orientar profissionais da área de saúde e de outras áreas para identificar e notificar corretamente os casos para que contem com o devido acompanhamento”, define a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira.

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom