Hoje é sábado, 22 de fevereiro de 2020

Publicidade

Servidores da saúde recebem qualificação sobre atendimento de urgência

12 de fevereiro, 2020 às 11:11

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), iniciou na tarde da terça-feira (11), uma capacitação dirigida aos profissionais das unidades básicas de saúde com o tema Condutas de Urgência na Atenção Básica. Com cerca de quatro horas de duração, o curso sobre ações de primeiros socorros foi realizado nas dependências do Caps e contou com cerca de 15 participantes.

A titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, explica que o curso serve para que todos os funcionários das unidades tenham noções ou relembrem manobras de urgência, como reanimação cardiopulmonar e procedimentos a serem seguidos no atendimento cardíaco de emergência. “Nesta primeira fase, que ocorre até o dia 2 de junho, mais de 400 profissionais devem passar pelos encontros de qualificação que ocorrerão aqui no Caps, sempre em turmas de cerca de 15 pessoas. Numa próxima etapa, entre junho e julho, o curso será ministrado nas unidades, de forma que os funcionários possam aprender a se adaptar a situação no ambiente onde precisam lidar com estas urgências”, explica Suzana.

Leia também:

Ano letivo das escolas municipais será aberto nesta quinta-feira com palestra de Eduardo Shinyashiki

Campeonato Municipal de Futebol inicia dia 29 de Março

Concurso da Mega-sena deve pagar prêmio de R$ 105 milhões

Segundo o coordenador do SAMU, Fábio André Schwan, a qualificação foi preparada de forma que os servidores pudessem lidar com os casos de emergência com os equipamentos disponíveis nas unidades. “Todas as unidades contam com equipamentos como colares cervicais, macas rígidas, cilindros de oxigênio, e usamos estes equipamentos no treinamento, para que possam efetuar estes atendimentos dentro da realidade das unidades”, destaca.

Capacitação teve como tema os primeiros socorros (Foto: Divulgação/PMCB)

Novo manequim para treinamento avançado:

Uma das novidades do curso é a utilização de um novo manequim eletrônico adquirido pela Prefeitura no final de 2019. O equipamento está sendo utilizado para demonstrar os principais manejos, técnicas de cuidados e procedimentos com um paciente em situação de urgência ou emergência. O equipamento conta com um painel que auxilia, com informações visuais e sonoras, no treinamento de procedimentos utilizados para reanimação cardiopulmonar e no atendimento cardíaco de emergência.

Suzana explica que, com o manequim, é possível simular várias situações durante os treinamentos. “Assim, nas situações reais, as decisões são tomadas com mais propriedade e agilidade”, define a secretária.

Publicidade

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom