Hoje é terça-feira, 15 de outubro de 2019

Publicidade

Prefeitura promove ações durante o Setembro Amarelo

16 de setembro, 2019 às 11:40

O Setembro Amarelo é uma campanha do Ministério da Saúde que tem como proposta trabalhar a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Em Campo Bom, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promove diversas ações de mobilização de profissionais da saúde e da população, contando com oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o tema. A SMS, assim como outros pontos do Centro Administrativo, foram decorados com balões amarelos e cartazes com mensagens de apoio.

Leia também:

Liminar de CFC’s impede que preço de CNH fique 14% mais barato

MC Tubarão conquista bi-campeonato das 6 horas de Guaporé

Luciano Orsi se reune com CEO do Grupo Arezzo

Segundo o prefeito Luciano Orsi, o objetivo é firmar um compromisso com a vida, alertando a comunidade para as possibilidades de prevenção do suicídio. “Falar do tema sem alarmismo, perguntar à pessoa que está em sofrimento mental ou depressão se ela já pensou em morrer ou em fazer algo para isso, é importante para estabelecer o cuidado rápido e necessário. É muito importante levar a sério qualquer tentativa de suicídio, pois já se sabe que as tentativas são sinais importantes de risco de morte”, destaca Orsi.

A secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, explica que o profissional de saúde pode fazer o acolhimento, a escuta do sofrimento e o encaminhamento rápido e protegido à Rede de Atenção à Saúde Mental. “Também é possível conseguir ajuda através do telefone 188, do Centro de Valorização da Vida, de forma gratuita. O Setembro Amarelo é, acima de tudo, um mês para celebrarmos a vida e o cuidado com o próximo”, explica.

Ações de mobilização de profissionais da saúde e da população, contando com oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o tema (Foto: Divulgação/PMCB)

Publicidade

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom