Hoje é segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Publicidade

Prefeitura promove ação de cuidado com a saúde do homem neste sábado

08 de novembro, 2018 às 10:25

Preocupada com a promoção da saúde integral do homem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom tem tido um cuidado constante com ações voltadas à prevenção de doenças crônicas e ao controle dos principais fatores de risco de morte da população masculina ao longo do ano. Neste sentido, a SMS, em uma parceria com o Lions e a Clínica Dimagem, promove na manhã de sábado, 10, como parte da programação do Novembro Azul, uma grande ação de cuidado com a saúde do homem. O evento ocorre no Largo Irmãos Vetter, das 8h às 12h.

 

Leia também:

Dublauto inaugura nesta sexta-feira planta industrial no Feevale TechPark

Administração de Campo Bom é reconhecida no Prêmio Gestor Público 2018

Fim de semana de intensa movimentação na pista de esportes radicais do CEI

Haverá coleta de sangue para detecção do câncer de próstata (PSA). Serão oferecidas ecografias de próstata e eletrocardiogramas (ambos com agendamento prévio na SMS). Também serão realizados (para homens e mulheres) testes rápidos para Sífilis, Hepatite B, Hepatite C e HIV e verificação de pressão arterial e glicemia.

Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, essas ações que ocorrerão no sábado, além de todo trabalho de conscientização que está sendo promovido na rede municipal de saúde, são importantes para conscientizar e prevenir sobre a saúde do homem. “O câncer de próstata é o câncer que mais mata o homem, nós temos que acabar com esse tabu, de fazer o exame, de ir ao urologista e, quanto mais cedo ocorre o diagnóstico, mais chances de cura se tem”, define.

 

Sobre o PSA

Um dos principais exames para detecção é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade da proteína produzida pela próstata e, geralmente, quando a doença atinge essas glândulas esses níveis são aumentados. Os exames estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde durante todo o ano. Para receber atendimento gratuito é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima da sua residência e receber encaminhamento que fica a critério do médico

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom