Conecte-se conosco

TudoOnline

Por que adoecemos tanto?

Parece que estamos vivendo a era da doença. Nunca se ouviu falar em tantas pessoas doentes e em tantas espécies diferentes de doenças.

Quando eu era pequena, era normal ouvir sobre algum velhinho doente ou um outro senhorzinho que havia morrido… mas, nos dias atuais, parece que crianças, jovens e adultos estão quase em pé de igualdade quando o assunto é adoecer e morrer. E o que mais espanta é constatar que, por vezes, uma pessoa aparentemente saudável, de repente apresenta uma disfunção orgânica grave e deixa a todos boquiabertos. Como pode aquela pessoa que parecia tão saudável, estar doente de tal maneira? Mas por que será que estamos adoecendo tanto e tão precocemente?

O que temos esquecido é que não somos apenas um corpo. Há em nós outros elementos tão importantes quanto o físico. Temos nossa mente, que trabalha comandando nossas ações e emoções, e temos nosso espírito, que nos move em direçāo aos nossos desejos. E quando falo de espírito não falo sobre religiosidade, mas sobre a nossa essência mais profunda.

Essa máquina fantástica chamada cérebro tem infinitas terminações nervosas pelas quais passam os impulsos elétricos que são enviados a cada célula do nosso corpo. Cada órgão recebe esses impulsos que o tornam vivo. São esses impulsos que fazem com que cada célula do nosso corpo tenha vida e saúde.

O trauma causa uma perturbação na mente e, esta, por sua vez vai disparar vários mecanismos de mudanças químicas, hormonais e cognitivas. Em muitos casos, os traumas vão criando “camadas” como forma de blindar a pessoa e evitar a dor. Mas a dor estará lá guardada em algum lugar profundo do indivíduo e se mostrará, em alguns momentos críticos, e, em momentos não tão críticos, permanecerá em seu esconderijo. Em alguns casos a pessoa pode se tornar retraída; em outros, agressiva. Isso é uma forma de proteção.

Quando sofremos um trauma é como se houvesse um curto circuito em nosso cérebro. Para ficar mais fácil de entender, pense em sua casa. Se houver um curto circuito, por exemplo, algumas tomadas funcionarão, outras não, devido à ausência de energia elétrica; ou, talvez, você perca algum equipamento elétrico por sobrecarga de energia. Enfim, será necessária a ajuda de um profissional da área para colocar tudo em ordem.

E se a dor não foi banida e a ferida não foi curada, estará lá sempre aberta e, quando tocada, irá disparar o mecanismo de defesa que a pessoa desenvolveu. Entretanto, uma dor reprimida, uma mágoa profunda guardada a sete chaves, e acompanhada de raiva ou culpa, invariavelmente vai se transformar em doenças. Algumas podem ser leves; outras, graves.

Ficam as perguntas: Onde e como encontrar cura? Como evitar as doenças? Onde encontar equilíbrio? É possível? Sim, com certeza! Mas disso falaremos no nosso próximo encontro.

Então te espero aqui.

Rosa da Silva – Terapeuta TFT e Palestrante

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível