Conecte-se conosco

TudoOnline

Outubro tem temperatura levemente abaixo da média histórica

Mesmo sem apresentar frio significativo, a primeira quinzena de outubro, terminou com 0.4°C, abaixo
da média mensal normal histórica em 34 anos de registros na cidade. A média está em 19.4°C quando o normal é de 19.8°C. O outubro mais frio ocorreu em 2010 com média de 17.9°C e o mais quente em 2001 com 21.6°C. No ano passado ficou com média de 20.3°C.
                A projeção para a segunda quinzena conforme o modelo americano, está indicando temperatura abaixo da média. O frio projetado para este final de semana não será tão intenso como os modelos da semana passada sinalizavam, mas mesmo assim teremos uma queda significativa nas temperaturas
mínimas afirma o Meteorologista Luiz Renato Lasinsky de Curitiba / INMET. Institutos de Meteorologia  projetam mínimas no amanhecer entre o domingo dia 21 e quarta-feira dia 24 entre 10°C e 11°C nas partes mais altas podendo chegar a 12°C aqui no Vale do Sinos.
 Confirmando-se esta tendência, a média da primeira quinzena poderá ser ainda maior até o final do mês. Uma das imagens do texto, ilustra a neve que caiu forte na noite da última terça-feira, dia 16, na cidade de Bariloche na Argentina, e que já é fora da época. E é este frio que chegará neste final de semana na região, trazendo de volta o tempo bom após a instabilidade que ocorreu ontem em grande parte do Estado.
 O destaque climático desta semana, mais vez foi o do forte calor, ocorrido na terça-feira dia 16, com máxima
de 30.5°C e na quarta-feira dia 17 com 31.8°C, como a máxima do Estado em Campo Bom, entre as Estações do INMET.
  A imagem abaixo, ilustra a foto de satélite registrando nuvens de grande desenvolvimento vertical entre
o Centro e Noroeste do Estado, no início da tarde da quarta-feira, dia 17 com alta incidência de raios de acordo com a Meteorologista Estael Sias da Metsul Meteorologia. Destaca que radares registravam pancadas de chuva entre o Centro e Noroeste do RS com núcleos de chuva moderada/forte.
                    O dia que amanheceu com céu limpo na cidade, com mínima de 17.2°C, apresentou tempo encoberto, quente e abafado no início da tarde, pois a nebulosidade vinda do Norte atingiu o Vale dos Sinos, com nuvens escuras prenunciando a chuva que acabou não acontecendo, pois a mesma se dissipou no final da tarde. O tempo continuou abafado noite á dentro, pois as 20h ainda fazia 22.4°C na cidade.
                      Neste dia, o volume de precipitação foi elevado em várias cidades do norte do Estado, pois entre o meio-dia até as 18h acumulou 49.2 mm em Erechim e de 69.6 mm em Santo Augusto. Ocorreram alagamentos em Barão do Cotegipe, mas como não possui estação meteorológica, não foi possível saber do volume de precipitação ocorrido, mas que com certeza foi elevado, atingindo inclusive o centro da cidade pelo transbordamento rápido do rio Jupirangaba.
                       A instabilidade ocorrida ontem, deve cessar hoje, com a entrada do ar mais seco e frio e a tendência é de que teremos tempo parcialmente nublado, mas sem chuva neste final de semana, com as mínimas caindo como já reportado acima.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível