Hoje é segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Publicidade

O Especialista

Agosto com temperaturas abaixo da média histórica

Pelo segundo ano seguido, o mês de Agosto tem apresentado as temperaturas abaixo de sua média mensal normal histórica, pois até ontem, fechou com 14.3°C contra a sua média que é de 15.5°C.
O que tem contribuído para isso foram duas massas de ar polar de forte intensidade que atingiram o estado nesta primeira quinzena do mês, a primeira entre os dias 02 e 05, e a segunda iniciada no dia 12 e que perdurou até ontem de manhã com intensidade. Mas entre estas duas, no final da semana passada, uma rápida massa de ar polar que atingiu os estados do Sul entre a manhã do sábado até a tarde do domingo, apesar de média intensidade e rápida passagem fez cair a temperatura na madrugada do dia 11, domingo, propiciando um belo dia com muito sol no Dia dos Pais.

Aqui em Campo Bom a mínima neste dia foi de 8.7°C, mas em Vacaria ocorreu geada forte e mínima de apenas 1.0°C. Mais uma vez o frio foi intenso em SC, com ocorrência de geadas fortes e temperaturas extremamente baixas com -5.3°C em Urupema/Epagri, -5.2°C em Painel/Estação G.Hugen, -4.2°C em Bom Jardim da Serra/Est.F.K e -4.2°C em São Joaquim/Est.F.K. Já a noite o tempo voltou a se instabilizar com chuvas pela Campanha e atingindo alguns bairros de Porto Alegre.

Como reportado na coluna anterior, ficou o questionamento sobre a ocorrência ou não da chuva prevista para a sexta-feira dia 09 e no sábado dia 10, pelo fato de nos encontrarmos na fase da Lua Crescente, quando não gosta de chover em cidades localizadas no Paralelo 30° de Latitude, que caso ocorressem seriam de curta duração e pouco volume. Na sexta-feira, a chuva ocorreu apenas no período da manhã com apenas 4.2 mm, permanecendo o resto do período apenas encoberto e com abafamento. Já no sábado, dia 10, a chuva ocorreu apenas durante a madrugada e somou 7.6 mm. Durante o período da manhã ingressou um ar mais seco e frio limpando o tempo, deslocando a nebulosidade para o oceano. Assim, mais uma vez comprovou-se que esta fase da Lua interfere no clima em nossa região, em cidades localizadas no Paralelo 30° ou próximas a ela.

O destaque climático desta semana ficou por conta da entrada da segunda massa de ar polar de forte intensidade neste mês que atingiu o Sul do Brasil a partir do dia 12 e que no amanhecer de ontem ainda ocasionou geadas e temperaturas baixas no RS e em SC. Na terça-feira, dia 13, a mínima ocorreu as 10h da manhã com 9.5°C atingindo apenas 13.8°C de máxima no período da tarde, que junto com rajadas de vento da direção SW ( Sudoeste ) com 37,8 km/h aumentava bastante a sensação de frio.

A previsão de neve que poderia cair entre o meio da tarde e início da noite neste dia nas partes altas do Estado apesar do frio intenso não ocorreu, mas houve registro de chuva congelada nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, conforme informações da MetSul Meteorologia, que também recebeu um vídeo que mostrava a queda de grampel (forma granulada de neve) em São José dos Ausentes. O destaque neste dia foi também em que várias cidades da província de Buenos Aires na Argentina, amanheceram cobertas de neve, entre elas Mar Del Plata, Lobériia e Necochea.

Mas o mais extraordinário climaticamente foi o da ocorrência de neve em diversas cidades localizadas no Sul do Uruguai, na terça-feira dia 13, pois o fenômeno é raro no país vizinho. A neve caiu nos Departamentos de Montevidéu, Canelones e Maldonado, onde se localiza o Cerro Catedral com 530m, o mais elevado do País, em que a neve e sincelo/nevoeiro congelante chegou a acumular, mudando a paisagem do local. O auge desta onda de frio, ocorreu na quarta-feira dia 14, sendo que no RS segundo levantamento da Metsul, 45 Municípios tiveram mínimas negativas. Já em SC o Instituto Climaterra apurou que em 46 cidades catarinenses registraram marca negativa, com dois registros de recordes históricos. A primeira foi registro de absurdos -8.8°C na Estação de Meteorologia de Urupema/Epagri como o novo recorde de temperatura mínima na cidade desde a abertura da Estação em 2008, superando o recorde anterior que era de -8.3°C em 14/08/2014. O segundo ocorreu na Estação da Climaterra em São Joaquim que registrou -5.9°C e foi a mais baixa na cidade em 21 anos, superando o recorde anterior de -5.5°C em 14/08/2014. Neste dia, na cidade a Estação do Inmet registrou a mínima de -5.3°C e na Estação F.Keiser a mínima foi também de absurdos -8.1°C.

Conforme dados da Metsul, as menores temperaturas no RS ocorreram em São José do Ouro com -5.8°C, São José dos Ausentes com -5.7°C, Pinheiro Machado com -5.7°C e Soledade com -4.7°C. Aqui em Campo Bom não houve recorde, mas ocorreu a mínima do mês até agora com 3.1°C e geada as 05h da manhã, que só não diminuiu mais pois a partir daquele horário chegaram nuvens bloqueando a queda na temperatura e dissipando a geada que já havia se formado. O recorde de mínima para o mês em Campo Bom, continua sendo a que ocorreu no amanhecer do dia 03/08/1991 com -0.8° e forte geada na cidade.

Geada em Cambará do Sul

A geada foi forte em Cambará do Sul neste dia, que registrou a mínima de -2.5°C conforme ilustra a imagem acima registrada por Luciana Valim, observadora da Estação local. Ontem ainda fez frio na região, com a mínima de 4.6°C e ocorrência de geada fraca em Campo Bom, a quarta do mês e já temos 12 dias com geada, conforme a imagem abaixo. Aqui próximo em Lomba Grande no Sítio São Luiz a mínima foi de 4.°C. Nas Estações do Inmet a mínima do RS ocorreu em Bom Jesus com 0.2°C e geada fraca. Ronaldo Coutinho do Instituto Climaterra destacou que na localidade de Invernadinha no interior de São Joaquim, uma estação particular registrou -5.3°C, ou seja, ainda muito frio com forte geada na região. Modelos de previsão futura, na rodada de ontem de manhã, indicavam nova onda de frio muito forte a partir 27 de Agosto. Aguardaremos e trataremos do mesmo na próxima coluna.

Geada em Campo Bom (Foto: Nilson Wolff)

Aparelhos Auto-Ligados: Um grande avanço na Ortodontia

Vivemos tempos de grandes avanços em todas as áreas de nossas vidas e na odontologia não é diferente. Atualmente, muitas técnicas novas têm ampliado significativamente as possibilidades de tratamento, permitindo ao cirurgião-dentista buscar resultados que há poucos anos pareciam impossíveis.

Com o avanço das técnicas, os modelos de aparelhos ortodônticos também avançaram e hoje o paciente pode optar por um tratamento bem mais rápido, menos dolorido, mais eficaz e com melhor estética que os aparelhos tradicionais.

Uma alternativa que tenho utilizado com bastante êxito em meus tratamentos é o aparelho auto-ligado. Este modelo apresenta uma mudança na estrutura das peças que são coladas aos dentes dos pacientes (bráquetes), onde as borrachinhas coloridas dão lugar a um novo sistema de “clip”.

Tal mudança diminui significativamente a fricção gerada entre a superfície do bráquete e o fio ortodôntico, o que torna as forças mais bem aceitas pelo organismo, conferindo maior velocidade na movimentação dentária, além de favorecer a higienização diária.

Os aparelhos auto-ligados podem ser confeccionados em metal ou em cerâmica (estéticos), ambos sendo uma ótima opção para quem busca maior rapidez e conforto em seu tratamento ortodôntico.

Para mais informações, agende sua consulta!

 

Previsão de chuva que não deve se confirmar

De acordo com o Boletim da Previsão do Tempo do Oitavo Distrito de Meteorologia, gerado na manhã do dia 07 de agosto (quarta-feira) e válido para o período até o domingo dia 11, o mesmo previa para hoje sexta-feira para Porto Alegre e região, tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas e para amanhã sábado, tempo nublado com períodos de chuva e trovoadas isoladas.  Como já reportado em matérias passadas, este colunista como observador  do tempo, já vem constatando há vários anos, que sempre quando nos encontramos na Fase da Lua Crescente, não costuma chover em cidades localizadas no Paralelo 30°( Latitude) e com influência também em cidades próximas como em Campo Bom em relação à Porto Alegre, Fica a pergunta deste colunista: Será que registraremos as precipitações previstas?  Poderemos sim, ter tempo encoberto, mas sem chuva, e caso ela ocorra será breve e com pouco acúmulo. Esta tendência ou não será reportado na próxima semana aos leitores deste órgão de imprensa.

Já a variação brusca da temperatura e as condições do tempo entre a quinta-feira dia 01 e dia 02 de agosto se confirmaram  em nossa região. Às 15h do dia 01 a temperatura em Campo Bom registrava 30.4°C e no mesmo horário no dia seguinte, a temperatura estava apenas com 13.5°C, com rajadas de vento da direção Oeste, aumentando a sensação do frio. O contraste era ainda maior no período da manhã, quando amanheceu com chuva e muito frio com a temperatura atingindo os 9.2°C as 10h da manhã. O acumulado da precipitação neste dia foi de 18.2 mm que somados aos 16,6mm de ontem somam 34,8mm como total de Agosto até agora.

NEVE:  Este colunista se dirigiu à cidade de São Joaquim (SC) para registrar a queda de neve  que os modelos indicavam para ocorrer  entre a tarde e noite do dia 02 de agosto, sexta feira. Chegando na localidade do Cruzeiro, à 15 km antes da cidade ocorreu a queda de chuva congelada em breve momentos misturado à neve granular mas sem acumular. Após se dirigindo ao centro da cidade, em torno das 16h a 02 km do centro da cidade, ocorreu  também em breves momentos, daí sim  em forma de flocos de neve, novo registro de neve, com a temperatura em torno dos 2.0°C, e ficou por isso. O gelo da neve e da chuva congelada acumularam nas calhas das instalações do Instituto CLIMATERRA , conforme ilustra a imagem abaixo feita por Ronaldo Coutinho, diretor da Empresa. Apesar do frio intenso, a precipitação invernal ficou por isso na cidade e houve também registros da neve em Urubici e Bom Jardim da Serra em SC, sem acúmulos.

Aqui no Estado, houve registro de neve em Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Conforme levantamento da Metsul Meteorologia, dezenas de municípios  no Estado tiveram chuva congelada na manhã da sexta-feira dia 02, cujo fenômeno foi observado nas Missões, Médio Uruguai, Planalto Médio, Serra e Campos de Cima da Serra.

Nova ocorrência de neve:  Alguns Modelos de Institutos de Meteorologia na rodada  da Previsão Estendida  na última quarta-feira, indicavam a possibilidade de nova ocorrência  de neve  entre a noite da próxima terça-feira  e madrugada da quarta dia 14, principalmente na região de São Francisco de Paula. Mesmo que não se confirme, os modelos indicam que o frio será intenso entre o dia 13 à 15 de agosto, inclusive em Campo Bom, pelo ingresso de uma nova Massa de Ar Polar, com ocorrência de geadas e mínima de até 1°C.

 

Geadas:  Confirmou-se o intenso frio no último final de semana. Após a ocorrência da chuva congelada e neve na sexta-feira, o tempo limpou e as temperaturas despencaram nos Estados do Sul entre os dias 03 e 05 de agosto, destacando-se  as seguintes mínimas:

03 DE AGOSTO/SÁBADO:

São J. dos Ausentes/RS: -0.5°C

Vacaria/RS: -0.1°C

Bom Jesus/RS: -2.4°C

Lagoa Vermelha/RS: -1.2°C

Bom J. da Serra/SC: -3.6°C

 

Urupema/SC: -3.9°C

São Joaquim F.K/SC: -3.4°C

Urubici/SC: -2.9°C

São Mateus do Sul/PR: -1.9°C

 

04 DE AGOSTO/DOMINGO

Vacaria/RS: -5.2°C

Soledade/RS: -4.8°C

Bom Jesus/RS:-3.5°C

São Joaquim/Climat/SC: -4.6°C

Painel/SC: -8.4°C

Urupema/SC: -8.0°C

 

São Joaquim/Pericó/SC: -7.7°C

Fraiburgo F.K(SC) : -6.6°C

Bom J. da Serra/SC: -6.1°C

Urubici/SC: -5.7°C

Lebon Régias/SC: -5.9°C

São Mateus do Sil/PR: -4.1°C

 

05 DE AGOSTO /SEGUNDA-FEIRA:

São J. dos Ausentes/RS: -4.7°C

Pinheiro Machado/RS: -4.3°C

Soledade/RS: -2.9°C

São Joaquim F.K/SC: -6.8°C

 

Painel G.Hugen(SC): -6.4°C

Bom Jardim da Serra/SC: -5.9°C

São M.do Sul/PR: -1.6°C

 

Campo Bom, registrou geada no dia 04 com mínima de 3.3°C e no dia 05 (segunda-feira) com 3.5°C, completando-se assim 10 dias com geada no ano até agora. A imagem abaixo ilustra a forte geada ocorrida ao amanhecer do dia 05 em São Francisco de Paula, registrada por este colunista que se dirigiu à cidade na madrugada. Na localidade de Tainhas no Município a mínima foi de -1.7°C.

Apesar dos dias de calor registrados nesta semana, o frio e as temperaturas baixas deverão se repetir neste mês de agosto em vários momentos como também se estendendo para o mês de setembro, é o que mostra a tendência do clima neste inverno.  Aguardaremos…

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom