Hoje é terça-feira, 19 de março de 2019

Publicidade

O Especialista

Aposta é em pouca ou quase nenhuma chuva neste domingo

A Meteorologia está prognosticando a ocorrência de chuva para o próximo domingo na Região Metropolitana. Como reportado na edição anterior, quando nos encontramos na Fase da Lua Crescente, mesmo quando existe a previsão de tempo instável, não gosta de chover em cidades por onde passa o Paralelo 30, como por exemplo sobre Porto Alegre ( latitude 30,053536° ) e Tramandaí ( latitude 30,010268° ) e que influencia em cidades próximas como Campo Bom em relação à P.Alegre com diferença de 0,379° de latitude no mesmo Paralelo. Campo Bom se situa na Latitude 29,674293°.
Daí fica a pergunta ! Será que choverá no domingo ?
Este autor da coluna semanal, por experiência própria, constata à mais de 30 anos, de que quando nos encontramos na fase da Lua Crescente, não gosta de chover sobre Porto Alegre e cidades próximas distante menos de 0,40° na Latitude no Paralelo 30. A previsão da instabilidade com intensas chuvas ocorridas no final da semana passada no Vale dos Sinos aconteceram e se confirmaram, pois nos encontrávamos ainda soa a influência da Lua Nova.
A fase Lua Nova neste mês iniciou no dia 06 e se estendeu até o dia 13, e ontem dia 14 iniciou-se a fase da Lua Crescente que vai até o próximo dia 19, terça-feira. A constatação de que não gosta de chover na fase da Lua Crescente já vale mesmo da data do calendário lunar, desde o momento que visualizamos a lua no céu, em até 03 dias antes do início da data no calendário astronômico. Neste mês já era visível na noite do dia 11 observar-se que já estava na fase crescente, e no calendário indicar seu início na noite do dia 14, ontem, quinta-feira. Curiosamente no dia 11, o tempo já estava bom na região após a instabilidade e forte nebulosidade que perdurou até o dia 10, domingo.
Nesta linha, com certeza não teríamos chuva com 90% de possibilidade, caso o último final de semana do Rodeio de Campo Bom ocorresse neste final de semana. Em pesquisa feita recentemente sobre as condições do tempo ocorridas em Tramandaí que se situa sobre o Paralelo 30, se confirma a tese de não chover na fase da Lua Crescente, ocorridas nos meses anteriores. Em janeiro entre os dias 14 e 21 ( Lua Crescente) choveu apenas em 0.8 mm na cidade litorânea e em fevereiro entre os dias 12 e 18 a chuva que ocorreu somou apenas 10.2 mm nesta fase da lua.
O que chamou a atenção no final da semana passada foi o do alto volume de precipitação ocorrido em Novo Hamburgo e Campo Bom em poucas horas, ocasionando vários alagamentos em ambas as cidades com muito prejuízo a muitos moradores que tiveram suas residências e prédios comerciais invadidos pela água da enxurrada.
O acumulado entre a noite da sexta-feira dia 08 e manhã do sábado dia 09, atingiu 102.0 mm, ou seja 82% da média mensal normal histórica do mês que é de 124.4 mm. Esta foi a maior precipitação em poucas horas ocorridas em Campo Bom, desde o dia 01 de abril de 2018, quando choveu 91.2 mm.
Até ontem, o acumulado neste mês já tingiu 198.2 mm, sendo o segundo março mais chuvoso em 34 anos, lembrando que o recorde foi em 2016 com 240.9 mm e estamos apenas no dia 15.
O alto volume da precipitação e os alagamentos chamaram a atenção de todos, mas vale lembrar que na cidade já aconteceram acúmulos e enxurradas maiores em anos anteriores, sendo as maiores as seguintes: 154.0 mm em 23/04/2011; 113,5 mm em 09/07/2013; 109,0 mm em 17/10/2016; 104,2 mm em 26/01/1993 e 103,2 mm em 14/07/2015, todas superiores a 100,0 mm.

Apesar da previsão volumes de chuva nos próximos dias podem não se confirmar

Na última quarta-feira, dia 06, o 8º Distrito de Meteorologia lançou o seguinte prognóstico da previsão do tempo para este final de semana, para Porto Alegre e Região Metropolitana:

08/03: Sexta-Feira: Tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a temperatura , variando entre 25.0°C e 29.0°C;

  09/03: Sábado:  Tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a temperatura variando entre 23.0°C e 26.0°C;

10/03: Domingo: Tempo encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a temperatura variando entre 21.0°C e 23.0°C;

Outros Institutos de Meteorologia estão prognosticando também a instabilidade do tempo não só para este final de semana, como sua continuidade até a próxima quinta-feira dia 14.

Como estamos na fase da Lua Nova é grande a possibilidade de confirmação destes prognósticos climáticos neste último final de semana do 41° Rodeio Nacional de Campo Bom.

Em vários momentos  de matérias anteriores, reportamos que, quando se inicia a fase da Lua Crescente não gosta de chover sobre a região onde passa o paralelo 30, neste caso sobre Porto Alegre e cidades vizinhas, que há dezenas de anos este colunista observa e constata a sua confirmação. Os leitores poderão observar isto neste próximo final de semana quando estaremos na fase da Lua Crescente. Trataremos do tema na próxima semana sobre sua confirmação ou não.

Confirmou-se a previsão do tempo bom e muito calor no Feriadão de Carnaval no último final de semana. Apenas no domingo dia 03, a nebulosidade predominou no Litoral Norte do Estado, mas sem precipitações. O mar continuava limpo e quente, convidativo para o banho de mar dos milhares veranistas que invadiram as praias do RS e em SC.

Neste dia chamou a atenção de temperaturas mínimas baixas para a época do ano ocorridas em SC com destaque para o Planalto Sul, devido a um Sistema de Alta Pressão ( massa de ar seco ) conforme informações  da Central do Tempo de SC. As menores temperaturas ocorreram em São Joaquim com 4.5°C( Estação Kaiser); 5.1°C em Urupema ( Torradinho-HUGEN) E 5.3°C em Bom Jardim da Serra( Rio Porteira). Aqui no Estado, entre as Estações do INMET, a mínima ocorreu em Jaguarão com 11.7°C.

No último dia do Feriadão, fechou com chave de ouro, desde as primeiras horas da manhã, com muito sol, temperatura elevada, água limpa e morna alegrando os veranistas.

A imagem acima ilustra  o belo dia de praia em Atlântida Sul que neste dia teve mínima de 22.5°C e máxima de 30.4°C. No meio da tarde, o tempo fechou, com trovoadas e chuva, horário em que muitos já retornavam às suas cidades de destino para evitarem os enormes congestionamentos  previstos, pois mais de 230 mil veículos se deslocaram ao Litoral no feriadão.

Aqui em Campo Bom, o período de Carnaval apresentou dias com muito sol e calor, com destaque  para a máxima no dia 04 com 37.3°C e na terça-feira dia 05 com 36.4°C.

O destaque climático nesta semana, ocorreu justamente na terça-feira de Carnaval, que após dia escaldante, no meio e final da tarde registrou a maior precipitação ocorrida na cidade desde o dia 26 de outubro de 2018, e a maior deste ano com acumulado de 52.2 mm em apenas 02 horas, ocasionando vários alagamentos em diversos pontos do município.

O acumulado em 26/10/2018 foi de 69.0 mm, e este ano a maior precipitação até então tinha sido de apenas 25.8 mm no dia 01 de fevereiro de 2019, lembrando que os dois primeiros meses do ano, fecharam com acumulados abaixo  da média mensal histórica. A precipitação na terça-feira, dia 05 representou 42% da média histórica para o mês de março em 34 anos que é de 124.4 mm.

A imagem acima ilustra um dos locais mais atingidos pelos alagamentos na terça-feira do carnaval na rua dos Andradas que ficou intransitável registrada pelo Portal Tudo Online que que ilustrou a matéria sobre as inundações do dia.

Feriadão de Carnaval e Rodeio com tempo bom

A previsão do tempo para o Feriadão de Carnaval promete tempo bom e temperaturas em elevação. Para quem se dirigir ao litoral terá pela frente um tempo muito aproveitável para a felicidade de milhares  de pessoas que irão invadir as praias no estado e em Santa Catarina.

E para quem ficar na cidade e se dirigir ao Parque do Trabalhador participar do Rodeio, terá o mesmo privilégio climático. A temperatura máxima  amanhã já deverá chegar aos 30.0°C e a partir de domingo ultrapassando bem esta marca, com auge do calor na terça-feira quando poderá chegar nos 35.0°C.

A título de curiosidade, o Feriadão de Carnaval do ano passado ( entre 10 e 13 de fevereiro ) foi bem diferente e pouco aproveitável no litoral. O sábado, dia 10, foi o mais quente e com tempo bom, já o domingo e a segunda-feira foram de tempo instável. Chamou a atenção a terça-feira dia 13 que amanheceu com um forte nevoeiro no Vale dos Sinos, e com recolhimento na Estação de Meteorologia de 0.2 mm, e uma temperatura baixa para a época do ano, com mínima de 13.7°C e a máxima a tarde em 28.1°C. Portanto, este ano deverá ser o inverso, pois teremos sol pleno nos quatro dias de Carnaval, com possibilidade apenas de ocorrer chuva no final do período da próxima terça-feira.

O período oficial do Veraneio de 2019, que se resume apenas em janeiro e fevereiro, terminou o último final de semana do mês com “ chave de ouro “ em todos os sentidos no litoral gaúcho, com água limpa e quente, sem mães d’água,  ausência de vento forte e temperatura muito elevada, sendo esta a característica climática no litoral gaúcho.

Uma das imagens do texto, ilustra a bela manhã de praia no último domingo em Atlântida Sul, com tempo bom que perdurou até as 13h da tarde quando a temperatura chegou a 35.0°C, ou seja muito calor. Pelas 13h30min o tempo virou com instabilidade, vento forte, trovoadas e forte pancada de chuva com a chegada de um Sistema de Baixa Pressão.

No dia anterior, sábado, com sol pleno, o dia de praia também foi espetacular, com a temperatura máxima chegando próximo dos 37.0°C, o que não é frequente no litoral gaúcho, sendo este o final de semana mais quente do ano até agora neste verão na costa gaúcha. No domingo, dia 24, o calor foi absurdamente elevado em Torres com a máxima do Estado neste dia com 39.8°C

Como reportado na coluna anterior, confirmou-se o intenso calor no final da semana passado. Campo Bom, registrou máximas de 36.2°C no dia 22, 37.2°C no sábado dia 23 e 36.5°C no domingo dia 24 de fevereiro.

O destaque climático neste veraneio de 2019 que se estende neste primeiro final de semana de março por causa do Feriadão de Carnaval, foram das ocorrências de alguns dias extremamente quentes por vários momentos e repetitivos, o que não é normal acontecer todo ano.

Os dias mais quentes em Tramandaí desde o início do ano, aconteceram em 03/01/2019 com 30.0°C, em 09/01/2019 com 32.7°C, em 16/01/2019 com 35.5°C, em 30/01/2019 com absurdos 39.3°C, o recorde do ano até agora.  Já em Fevereiro, no dia 02 a máxima chegou a 30.2°C, dia 23 com 36.7°C e em 24/02/2019 com 35.0°C.

Os dias mais quentes em Torres foram em 03/01/2019 com 36.0°C, em 09/01/2019 com 30.1°C, em 16/01/2019 com 35.9°C, em 30/01/2019 com 36.3°C, em 23/02/2019 com 32.8°C e em 24/02/2019 com absurdos 39.8°C, o recorde do ano até agora.

O mês de fevereiro terminou ontem, com temperatura amena, mas fechou o mês com um desviou à maior em 0.5°C na média mensal histórica que é de 24.5°C, ou seja em 25.0°C. Já o acumulado na precipitação fechou em 96.6 mm, ou seja, abaixo da média mensal normal histórica que é de 135.0 mm.

A outra imagem do texto, ilustra o Parque do Trabalhador no final da tarde da quarta-feira com temperatura amena com máxima de 24.9°C, onde acontece o Rodeio que iniciou ontem e vai até o próximo domingo dia 10 de março.

A longo prazo, na tendência atual, o Rodeio que iniciou ontem com tempo bom, tem previsão de instabilidade  entre a quarta-feira de cinzas e manhã da sexta-feira dia 08 com temperaturas amenas neste período.

O destaque climático desta semana, foi o da queda da temperatura no Estado, que registrou na quarta-feira, dia 27, as menores temperaturas do ano até agora, com apenas 3.8°C em Pinheiro Machado, 5.3° em Herval, 7.3°C em Livramento e 7.5°C em Bagé. Neste dia em Campo Bom, variou entre uma mínima de 15.8°C e a máxima nos agradáveis 24.9°C.

O recorde de frio em 35 anos no mês de Fevereiro em Campo Bom, aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1991 com apenas 9.4°C.

 

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom