Conecte-se conosco

TudoOnline

O Abril mais quente em 35 anos

 Conforme o Instituto Climatempo, uma massa de ar seco e quente que vem ganhando força na última semana de abril entre o Paraguai  e o Brasil dificultando desta forma a passagem de frentes frias pelo país neste final de semana prolongado pelo feriado de primeiro de Maio. Quem esperava ou sonhava com o frio de outono no feriadão terá uma decepção, ao contrário do ocorrido coincidentemente nos dois últimos anos. Tanto em 2016 como em 2017, os últimos dias de abril se caracterizaram com a ocorrência de temperaturas muito baixas principalmente no Sul e Sudeste do Brasil.
Mesmo com o frio ocorrido no final de abril de 2016, já tinha sido o mais quente em 34 anos  na média  em Campo Bom com 22.6°C, e este ano está marca deverá ser superada, pois estamos com a mesma marca até ontem, e previsão é de que até o final do mês, o calor deverá continuar com tendência de aumento nas máximas. Até este domingo, 29 já são 16 dias com temperaturas acima de 30.0°C neste mês, contra treze ( 13 ) dias em 2016, e teremos ainda a segunda-feira, dia em que a chuva deve chegar.
Assim teremos o mês de abril mais quente em 35 anos de registros climatológicos de Campo Bom.        Comparando-se o Abril de 2016 com o deste ano, que deverá bater o recorde de calor nas temperaturas médias cabem ressaltar algumas diferenças bem significativas. Em 2016, nos 13 dias de calor intenso acima dos 30.0°C, em 09 dias as máximas se situaram entre os 34.0°C e 37.2°C, e este ano nos prováveis 17 dias  nesta faixa de temperaturas máximas, apenas em 02 dias ficaram entre os 34.0°C e 35.0°C como máximas absolutas.
Também em 2016, tivemos 18 dias com mínimas acima dos 20.0°C e este ano em abril, poderemos chegar no máximo em 08 dias nesta marca. Não fosse o intenso frio ocorrido nos últimos 05 dias de abril de 2016, que apresentaram máximas abaixo dos 20.0°C e mínimas em 03 dias com apenas um dígito, chegando até 5.3°C de mínima absoluta, a média daquele ano iria superar a média recorde deste ano, que deverá terminar próximo dos 23.0°C ou um pouco acima, contra os 22.6°C naquele ano.                Este ano, o mês vai terminar com nenhuma máxima inferior à 20.0°C e nenhuma com apenas um dígito, o que é normal para esta época do ano, o que estará contribuindo em muito para bater o recorde de calor em 35 anos para um mês de abril. Vale lembrar que a mínima absoluta até agora foi de apenas 13.3°C no dia 17, acima da mínima ocorrida no dia 13 de março com 12.5°C, a mais baixa do ano até agora.
A instabilidade retorna à nossa região apenas no Feriado do Dia do Trabalho, nas projeções de hoje, conforme dados do 8º DISME, deixando este último final de semana de abril com temperaturas de pleno verão. As imagens do texto ilustram a quente noite da última quarta-feira e na outra a manhã encoberta de ontem com nuvens baixas de nevoeiro que até próximo das 13h ainda não haviam se dissipado, o que foi a destaque climático desta semana na cidade.

Noites quentes foram a marca dos últimos dias (Fotos: Nilson Wolff)

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível