Conecte-se conosco

TudoOnline

Felicidade

Agosto terminou e vamos começar uma sequência importante de campanhas pela vida.

Setembro amarelo é um indicativo de que algo que pode acontecer precisa ser evitado.

A depressão, num estado mais grave, leva muitos a desejarem não mais continuar vivendo. A questão é que a pessoa deprimida normalmente, responsabiliza os outros pelo seu estado depressivo. É fundamental fazê-la entender que a responsabilidade maior é dela mesma.

Na maior parte do tempo, nossa mente é levada de um lado para o outro. Isso é normal porque somos seres vivos e ativos. O caos acontece quando permitimos que nossa mente determine o ritmo da nossa vida ao invés de termos controle sobre ela e seus devaneios.

Se não tivermos esse controle, seremos levados a imaginar que quando as coisas não estiverem como queremos, então seremos infelizes e viveremos como se a razão de nossa alegria estivesse do lado de fora e não dentro de nós.

Quando colocamos nossa felicidade atrelada a alguma coisa externa, estamos permitindo que o outro seja senhor de nossos sentimentos, emoções e destino. Por consequência, nos sentimos na liberdade de culpar o outro pelo nosso desamor ou fracasso e pior, culpar pela nossa depressão.

Mas não está na mão do outro o nosso destino. Ele está 100% em nossas mãos. E assumir essa condição nos traz o privilégio da escolha e a responsabilidade por nós mesmos. Culpar o outro é muito mais fácil que assumir a própria vida.

Bem, felicidade – e também a infelicidade – é um estado de espírito, certo? Se assim o for, suas causas não estão fora, mas dentro de cada pessoa. Então neste caso, somos nós os responsáveis pela nossa alegria ou tristeza interior.

O nosso subconsciente (ou inconsciente) comanda 95% de nossas ações, e tudo tem o significado que dermos – e não que o outro der. Fazer a pessoa deprimida entender isso é crucial, porque aquela pessoa que não escuta o seu conselho é a mesma que o culpa pelo que deu errado na vida dela.

Precisamos entender que a vida é feita de probabilidades, e tudo aquilo em que focamos tem a possibilidade real de se tornar realidade.

Em que você tem se focado? O que tem tido a sua atenção? O que tem tomado conta da maior parte do seu dia? Se a sua mente se perder nas coisas ruins da vida, elas aumentarão substancialmente. Se você, ao contrário, mantiver sua mente voltada para as coisas boas e se focar nas oportunidades de agradecer todas as coisas maravilhosas que a vida dá, seu estado de espírito mudará completamente. A gratidão é uma arma poderosa na manutenção da alegria e estamos pouco acostumados a essa prática.

Bem, farei um desafio a você. Experimente durante uma semana fazer o seguinte exercício. Ao acordar pela manhã agradeça por três coisas da sua vida; antes do almoço agradeça por mais três coisas diferentes das que agradeceu pela manhã; ao final da tarde, mais três; e antes de dormir mais três. Duas coisas acontecerão: a primeira é que em três dias você começará a achar que seu repertório está acabando. Insista, porque ao perseverar, a segunda coisa acontecerá: sua vida terá um novo brilho e você terá muito mais controle sobre seus pensamentos e, consequentemente, sobre seu destino.

Lembre-se de que se você conseguir dominar suas emoções, você será capaz de mudar sua realidade.

Então, sejamos felizes.

 

Rosa Silva

Terapeuta em TFT e Palestrante

rosasilva@vidaplenatododia.com

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível