Hoje é segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Publicidade

Dominadores

28 de janeiro, 2019 às 17:17

Lidar com pessoas e dominadoras é sempre um grande desafio. Esse tipo de pessoa é ardilosa e rápida no pensamento. Quando chega até você, já sabe exatamente o que quer. Depois que tudo passa e nos tornamos vítima, é impressionante como conseguimos identificar o que aconteceu e como fomos inocentes a ponto de não enxergarmos. Mas, é assim que funciona no mundo da manipulação.

A mentira é uma arma poderosa do manipulador. Serão, no início, dispensados à você, gestos de carinho, atenção, palavras bonitas e amigáveis até que o manipulador consiga a sua confiança. Após essa etapa surgirão as chantagens. Aquela carinha de triste, a voz de súplica, o papel de pobre vítima. Isso, por um tempo fará com que você se sinta meio responsável por aquela pessoa, como se o mundo dela dependesse dos seus cuidados. Depois dessa etapa, caso você caia na armadilha, você começará a pensar na “pobre vítima” todo o tempo e sua vida começará a girar em torno do que ela quer.

Os passeios, as festas, almoços e jantares são com ela e onde ela quer, mas coitadinha, o que seria dela sem a sua companhia? E se você não faz da forma que a pessoa manipuladora deseja, ela vai mostrar o quanto você é uma pessoa egoísta e mal agradecida, afinal, ela vai com você em todos os lugares. É claro que são os lugares que ela quer, mas isso também faz parte do plano.

Dessa forma, sua vida começa a existir em torno da pessoa manipuladora e sua auto-estima começa a cair. Você abandonou seus amigos, sua família, sua vida própria, porque tudo gira em torno dela. Então você acaba de ser promovido a vítima perfeita.

A partir dessa fase, você terá a sensação de que não há saída. Até porque se você quiser sair desse relacionamento, a pessoa usará de todos os artifícios, até agressão física.  É claro que o manipulador sabe que agressão verbal é bem difícil de ser provada. E não tenha dúvida que usará de todo o seu charme e delicadeza para mostrar para os outros que você está exagerando. Normalmente frases como “ela(e) entendeu errado”, “ela(e) está muito cansada(o) do trabalho” serão usadas contra você.

E não se engane; manipuladores podem ter qualquer idade. Podem ser crianças, adolescentes ou adultos. Independente da idade, são perigosos.

Você pode ter um aí dentro da sua casa e seria muito bom identificá-lo o quanto antes. E se você já caiu na rede de um, fuja dessa armadilha. Mas entenda que ele vai espernear e fazer de tudo para não perder seu posto. Podem chegar ao limite de dizer que vão se matar (ou matar você!), porém se você quer ser livre, é preciso impor limites.

E se ao iniciar uma amizade com alguém você conseguir identificar os comportamentos de uma pessoa manipuladora, meu único conselho é para afastar-se o quanto antes. Esse tipo de história, dificilmente acaba bem.

Rosa Silva
Terapeuta em TFT e Palestrante
rosasilva@vidaplenatododia.com.br

 

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom