Conecte-se conosco

TudoOnline

Desafios

Estamos vivendo uma era completamente diferente de tudo o que o mundo já viu. Palavras como Internet, celular, blockchain, bitcoin, para alguns soa como coisa do outro mundo.

Para aqueles que nasceram até os anos 90, foi um desafio ter que se familiarizar com tudo isso. Tecnologias que nossos avós só viram em desenhos animados e em filmes altamente futuristas. Mudanças que foram acontecendo à princípio lentamente, mas que de repente parecem ter tomado a velocidade da luz.

Porém com a tecnologia, veio também a necessidade de modernização, de novos aprendizados, adaptações à uma realidades totalmente estranhas à uma geração que veio da máquina de escrever e do mimiógrafo.

A geração do século XXI já nasceu nesse mundo tecnológico e avançado, porém, ao contrário dos antigos que não conheceram depressão e suicídio infantil, essa nova geração está enfrentando desafios que as impedem de serem crianças, de viverem uma infância saudável.

Filmes e jogos onde matar é o alvo principal, ensinam a banalização do outro e pregam o desprezo pela vida. O ator principal do jogo ou do filme, se está com raiva, simplesmente mata todos à sua volta. E porque? Porque é a melhor forma de tirar o estresse.

E quando isso sai das telas do computador ou do cinema e vem para a realidade, ficamos chocados. Como assim chocados? Seu filho passa horas aprendendo que o objetivo mais importante é matar o oponente ou aquele que o impede de “passar de fase” e você quer que ele lide com a realidade de forma diferente?

Estamos esquecendo de dar a coisa mais importante para nossos filhos; senso de valor pela vida.

Infelizmente nossas crianças estão absurdamente treinadas para saber o preço de tudo, mas alheias ao valor das coisas. Sabem o quanto custa um celular, mas não sabem o quanto custa ganhar o dinheiro para comprar esse celular. E diante disso, querem cada vez mais coisas e os pais trabalham cada vez mais horas para suprir os insaciáveis filhos.

Mas o tempo vai passar e esses pais serão deixados de lado quando não forem mais “úteis”. E seus filhos, agora homens e mulheres continuarão exigindo de seus parceiros aquilo que os pais deram.

Eu costumo brincar quando em palestras ou seminários que são casais vivendo como duas pulgas sem nenhum cachorro. Precisam sugar o sangue, pois é sua forma de sobreviver, mas não terão a quem sugar. Então sugam-se mutuamente. Com o passar do tempo virão as rusgas, as cobranças, as brigas, as exigências sem limites e por fim, o divórcio.

Precisamos urgentemente rever nossos conceitos, antes que nossos filhos se tornem pessoas incapazes de sobreviver à tudo o que o futuro reserva para eles. Afinal o mundo tende a ficar cada vez mais tecnológico.

 

Rosa Silva

Terapeuta em TFT e Palestrante

rosasilva@vidaplenatododia.com

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível