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Crise – 7 dicas para vencer esse monstro

Em tempos de crise ficamos assustados, temerosos e com os nervos à flor da pele. É como se fossemos uma bomba prestes a explodir. A melhor proteção é manter-se calmo e centrado para preservar o lugar em que está. Afinal, nessa hora sentimos nossa cabeça a prêmio.

O grande desafio é manter-se, além de equilibrado, ativo. Se você ainda está no seu emprego, mais do que simplesmente fazer o mínimo possível para permanecer nele, é preciso mostrar seus valores para tornar-se indispensável num momento em que a palavra “dispensa” faz parte do vocábulo da maioria das empresas.

Então vão algumas dicas:

Tenha iniciativa – Não tenha medo de expor suas idéias e, mais ainda, mostre que você quer aprender. Quando detectar um problema na sua área de trabalho, não o leve simplesmente  para seu chefe, mas procure apresentar, junto, uma possível solução.

Seja flexível – As empresas precisam de pessoas curingas. São aqueles que se adaptam facilmente às mudanças que a empresa precisa fazer. Pessoas que são sociáveis e que aprendem rápido o novo trabalho.

Comunique-se – Comunicar-se é uma arte. Nem sempre o que você fala é o que o outro entende e isso gera diversos conflitos interpessoais. A boa comunicação permite que o trabalho flua. Portanto, veja se o que você fala é entendido pelo seu chefe e por seus colegas. Lembre-se de que não somente as palavras expressam a sua mensagem, mas também a entonação, a altura da voz, o jeito de olhar e até sua postura. Quem sabe se comunicar tem sempre um diferencial aos olhos do mercado de trabalho.

Aprimore-se – Todo profissional tem pontos fortes e fracos. O profissional ideal para o mercado é o que está sempre se atualizando na sua área, tanto nas suas habilidades quanto nos novos conhecimentos. Isso se chama processo de melhoria contínua. Então seja crítico com você e veja o que é necessário aprimorar para manter-se como um funcionário atrativo para sua empresa.

Crie laços, faça contatos, seja sociável – Quando o mercado está em crise, amigos e conhecidos com influência são importantes na hora do aperto. Se você perder o emprego ou quiser mudar para algo melhor, esses contatos valem ouro.

Seja proativo – A proatividade é muito valorizada nas empresas. Um funcionário que tem a capacidade de contribuir com suas próprias ideias, tomar iniciativa, ser autônomo e responsável na tomada de decisão, adotar uma atitude ativa diante do trabalho e não se limitar apenas a cumprir as ordens do chefe, mostra maturidade profissional.

Trabalhe em equipe – Saber trabalhar em equipe é uma capacidade bastante importante para o ambiente corporativo, pois permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência e também estimula o aprimoramento de cada profissional. A interação da equipe agrega valor ao serviço, gerando confiança entre os colaboradores, proporcionando um ambiente empresarial mais saudável, positivo e produtivo.

Seja positivo – Acima de tudo, é muito importante manter os pensamentos elevados, porque temos a capacidade de ampliar o objeto de nosso foco. Nossa mente é poderosa para criar e nos trazer aquilo que ficamos imaginando o tempo todo. Então, cuide dos seus pensamentos e sentimentos. Se o medo da crise está dominando sua vida, procure uma terapia, e ela ajudará você a focar sua mente no que é mais importante e produtivo para sua vida.

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