Hoje é sábado, 19 de janeiro de 2019

Publicidade

Começou o Verão!!!

21 de dezembro, 2018 às 14:48

 A estação mais quente do ano, inicia-se hoje, dia 21 de dezembro de 2018 às 20h22 e termina no dia 20 de março de 2019 às 18h57min ( Horário de Brasília ) no Hemisfério Sul. Neste dia acontece o “ solstício “ de verão, ou seja teremos hoje o dia mais longo do ANO. É o momento do ano em que o Sol em seu movimento aparente, mais se afasta do plano equatorial, alcançando o Trópico de Capricórnio, e marca o início do período de máxima iluminação e aquecimento no Hemisfério Sul ( solstício de verão ). Daqui para frente, gradativamente a luz solar irá diminuir dia após dia, quando acontecerá o “ equinócio “ da primavera, quando teremos o dia e noite com a mesma duração .

O INMET lançou nesta semana o “ Prognóstico Climático de Verão “ e cita que a maioria dos modelos dinâmicos e estatísticos, gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 96% que se desenvolva um novo episódio de El Niño, ou seja, o verão 2019 vai ser influenciado pelo fenômeno e diminuem a probabilidade de ocorrência do fenômeno durante o outono e inverno de 2019. Mesmo com a confirmação do fenômeno, os modelos indicam que este provavelmente será  de intensidade baixa ou moderada.

A precipitação que iniciou com pouco volume até o dia 12, a partir do dia 13, tem sido quase diária, e no final da tarde do dia 14, atingiu 38.0 mm, causando alagamentos na cidade. Na última quarta-feira dia 19, após mais um dia com abafamento e calor cuja máxima atingiu 32.3°C, o tempo instabilizou-se no final da tarde, conforme ilustra uma das imagens da coluna, com total de 2.6 mm até as 20h. Assim o acumulado do mês chegou a 85.2 mm, lembrando que a média mensal normal para o mês é de 131.8 mm.

O destaque climático desta semana, mais uma vez, foi o do intenso calor ocorrido na segunda-feira, dia 17, com a máxima atingindo os 38.2°C, mas um pouco abaixo do recorde do ano ocorrido no dia 11 com 39.3°C.  Nestes dias a temperatura máxima oficial do Estado entre as Estações do INMET ocorreu aqui em Campo Bom e nesta situação somam cinco dias até agora neste mês. A segunda imagem da matéria ilustra o dia ensolarado e quente ocorrido no dia 17 em Novo Hamburgo.

Os primeiros 08 dias  de dezembro, apresentaram uma média  de apenas 20.1°C, e com o forte calor  que iniciou-se a partir do dia 09 estendendo-se  até quarta-feira dia 19, a média mensal subiu para os 23.5°C, ficando apenas a 0.4°C abaixo da média mensal normal histórica em 33 anos que é de 23.9°C.

Estão contribuindo para esta subida na média da temperatura, os nove dias da onda de calor iniciada no dia 09 até o dia 17, com máximas sempre bem acima dos 30.0°C e também pela sequência  de 09 dias seguidos até ontem, em que a mínima diária não baixou dos 20.0°C, lembrando que no ano passado neste mês a sequência foi de apenas dois dias.

A tendência da previsão do tempo para este Feriadão de Natal é de que será bem aproveitável à quem se dirigir ao Litoral Gaúcho. A instabilidade que ainda hoje marcará o dia, deverá ceder à maior presença do sol a partir de amanhã sábado e de sol pleno no dia 24, véspera do Natal. Já para o dia de Natal, o quadro será o mesmo, e com temperaturas mais amenas, com variação de mínima de 17.0°C e a máxima se aproximando dos 30.0°C.

Numa pesquisa realizada nos registros da Estação de Meteorologia  de Campo Bom desde o ano de 1984, apontou a véspera e o dia de Natal mais frio no ano de 2011. Durante todo o período do dia 24 de dezembro naquele ano, a temperatura sempre se manteve abaixo dos 20.0°C, com nebulosidade e períodos de chuva fraca e chuvisqueiro, com o termômetro marcando apenas 17.4°C as 22h da noite. Para quem usou uma blusa neste dia, não foi nenhum exagero. O dia 25 se manteve frio para a época do ano, pois a temperatura variou de uma mínima de 17.3°C e máxima de apenas 22°C no período da tarde.  Também naquele ano ,o último dia  do mês foi frio para a época,, com 19.9°C as 16h da tarde e de apenas 18.3°C as 22 h da noite.

Institutos de Meteorologia na tendência atual, estão prevendo queda na temperatura mínima nos dois últimos dias do ano com a mínima podendo chegar até os 13°C em Campo Bom e de apenas um dígito nas partes mais altas do Estado.

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom