Conecte-se conosco

TudoOnline

Caminho das Cervejas Artesanais será a primeira rota do Vale Germânico

Homologado em agosto pelo Ministério do Turismo e comemorado no início de novembro na região o Vale Germânico está muito próximo de implantar sua primeira rota: O Caminho das Cervejas Artesanais. Um primeiro encontro para tratar do tema reuniu mais de 20 cervejeiros semana passada, e gerou ideias inovadoras como a criação do Passaporte Cervejeiro, ferramenta que incentivará tour pelos produtores da bebida mais típica da região germânica. Esse e outros assuntos foram temas da reunião realizada na quarta-feira, 12, quando prefeitos e gestores de turismo das nove cidades do Vale Germânico apresentarão para a imprensa o Plano Regional de Turismo, instrumento que norteará as ações de consolidação da região como indutora do turismo no RS.

Leia também:

Campeonato Municipal de Futebol inicia dia 29 de Março

Servidores da saúde recebem capacitação para atendimentos de urgência

Sábado tem Mumba Comunitária em Campo Bom

O plano trabalhado pelas equipes de gestores das prefeitura já nasce com mais de 70 atrativos elencados e metas bem próximas, entre atrativos e eventos, sendo uma delas é lançar o Guia de Serviços como prioridade. Segundo o presidente da Amvars Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom o objetivo do Plano Regional de Turismo é nortear as ações, estabelecendo metas, indicando as ações e as fórmulas que serão adotadas no processo de alavancagem do turismo regional. “Esse plano é importante na medida em que nos diz onde iremos chegar e de que forma. São ações concretas que deveremos implementar, pois nossa região tem potencial”, avalia.

Dentre as ações descritas no PRT está a qualificação de agentes públicos, implantação de receptivo turístico, investimentos em padronização de sinalização. “A orientação do ministério do Turismo é priorizar investimentos em regiões organizadas regionalmente, o que é nosso caso. Nada nos impede, por exemplo, de usar os recursos que serão disponibilizados para implantar placas padronizadas de sinalização turística nas cidades, ou na construção de ruas cobertas em cada um dos municípios”, exemplifica Orsi.

Cerveja é a bebida típica da colonização alemã e será a primeira rota turística

Plano Regional identificou seis segmentos âncora:

Dividido em segmentos de acordo com o potencial o Plano Regional de Turismo identificou na região pelo menos cinco segmentos-âncora que podem ser compostos de forma organizada com vistas a contemplar roteiros.

  • Turismo de negócio
  • Turismo Histórico-cultural
  • Turismo religioso
  • Turismo em áreas rurais
  • Turismo esportivo
  • Turismo de Saúde e Bem-estar

Plano também identificou pontos fortes e fracos

Melhorar o que está bom e corrigir o que não está. Com esta proposta a equipe de trabalho do Plano Regional de Turismo focou para identificar na região potencialidades que podem ser impulsionadoras do turismo e também situações que podem interferir negativamente. O levantamento que norteará as ações identificou como pontos fortes, por exemplo, a economia e os atrativos naturais e culturais da região. E pontuou, entre os pontos que precisam ser melhorados, a carência de serviços de atendimento ao turista e sinalização turística deficitária.

Quatro ‘Caminhos’ em 2020 e outros seis em 2021

Além de se organizar como região o Vale Germânico tem metas audaciosas ainda para este ano e para 2021 quando pretende planejar, organizar e dirigir ações para a criação de pelo menos 10 produtos que irão representar os Caminhos da Imigração:

Caminhos das Cervejas Artesanais: Deverá ser implantado até março e visa promover a riqueza de marcas e produtos da região, assim como o calendário de festividades relacionadas ao produto. Para maior atratividade e engajamento do trade busca-se desenvolver alguma dinâmica que criei experiências na área, tal como um passaporte cervejeiro, um circuito de kerbs, etc.

Caminhos da Fé: (pronto até abril): Cartilha que destaca as principais referências de arquitetura e de atividades diferenciadas relacionadas na área, tal qual cultos em latim ou alemão, templos, catedrais e santuários, entre outros. Fomentando passeios de contemplação ou experiências, assim como a sugestão de percursos de caminhadas.

Caminhos dos Sabores: (implementado até maio): produto direcionado ao segmento gastronômico, com a formação de um guia da área e a criação de algum movimento diferenciado, tal como concurso gastronômico anual, semana de descontos ou uma modelagem de guia de descontos. Promove também o calendário de festividades relacionadas ao produto.

Caminhos Rurais: (até agosto): Produto direcionado às mais diversas atividades turísticas e de apoio ao turismo existente em áreas rurais, desde um guia com balneários, campings, parques temáticos, até restaurantes e mercados especializados em produtos rurais. Promove também o calendário de festividades relacionadas ao produto

Para o ano de 2021 estão previstos os seguintes caminhos:

  • Caminhos das Artes
  • Caminhos da Tradição
  • Caminhos das Flores
  • Caminhos do Esporte
  • Caminhos da Moda
  • Caminhos do Conhecimento

Institucionalizar o VG é uma das metas

Apresentar e engajar empreendimentos locais no projeto turístico Vale Germânico é uma das ações previstas no PRT e que será obtida por meio do programa denominado ‘Institucionalizar’ que visa instituir um calendário de apresentação do Vale Germânico em todos os municípios que o compõem, apresentando-o para Conselhos de Turismo e empreendimentos do setor. Está previsto também institucionalizar instrumentos de engajamento como chamamento público, proporcionando a participação do setor privado que integra o trade turístico.
Guia – A criação e apresentação, do Guia de Serviços Turísticos do Vale Germânico é uma das ferramentas que permitirá essa proposta. Na mesma linha, o PRT vai organizar no primeiro semestre de 2020 circuitos de apresentação do Vale Germânico para o trade turístico e conselhos municipais de turismo. Paralelamente pretende criar um programa com vistas à captação de apoiadores ao projeto.

Sicredi aposta e investe no Vale Germânico

Acreditar no potencial do Vale Germânico e contribuir para fortalece-lo apostando no desenvolvimento regional foi o que moveu a cooperativa Sicredi Pioneira a investir na região turística. O recurso financeiro a ser aportado permitirá a elaboração do plano de identidade visual e posicionamento estratégico do Vale Germânico bem como auxiliará na participação na Ugart e em outras três feiras previstas para 2020.

Amvars e Emater alinhadas no incentivo à produção rural

No evento deste dia 12, Amvars e Emater assinam um Termo de Cooperação Técnica que não envolve transferência de recursos e tem como objeto a conjugação de esforços para o desenvolvimento da região turística Vale Germânico com ênfase ao estímulo e apoio à produção rural, fomentando seu potencial de atração turística. Segundo termo, caberá à Emater, entre outras iniciativas, desenvolver ações de turismo rural junto às cidades que mantém escritórios e também incentivar a formatação de novos produtos além de promover a melhoria dos produtos turísticos ligados aos públicos assessorados pela extensão rural existentes em âmbito municipal.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível