Hoje é quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Publicidade

Bloqueio atmosférico rompido, frio veio para ficar

14 de maio, 2018 às 11:18

O final de semana do Dia das Mães foi o primeiro deste outono em que as temperaturas estiveram mais amenas. A manhã desta segunda-feira teve mínimas próximas dos 12°C. A frente fria responsável pela queda da temperatura conseguiu romper o bloqueio atmosférico que impedia a queda de temperatura. Segundo o Instituto Climatempo, esta frente fria tem uma importância especial, pois ela vai começar a romper o bloqueio atmosférico que vem impedindo a entrada de ar polar intenso sobre a América do Sul. Destaca, que, depois desta frente fria, os ” portões atmosféricos ” vão se manter abertos para outras massas polares fortes. A temporada de frio do outono-inverno vai começar depois desta frente fria.
O Instituto Climaterra de São Joaquim está indicando em seu site, frio muito intenso do dia 18 de maio em diante, confirmando-se o ingresso de Massas de Ar Polar em sequência depois do bloqueio atmosférico citado acima. Neste período as temperaturas mínimas poderão se aproximar e até ficar abaixo dos 5.0°C em Campo Bom, permitindo a ocorrência da primeira geada do ano por aqui, fenômeno que não ocorre em maio desde o dia 29 de maio de 2014, quando fez 5.7°C. No ano passado a mínima absoluta em maio foi de apenas 9.5°C, ou seja, frio muito brando. Por enquanto a mínima absoluta este ano, ocorreu ainda no verão, no dia 13 de março com 12.5°C, mas no mesmo dia subiu para 30.5°C.
A previsão é de que a chuva volte já amanhã, com volumes baixos, e a previsão para o próximo final de semana é animadora para quem estava esperando o frio para passear. O destaque climático previsto é a da queda acentuada na temperatura no próximo final de semana, tão esperado principalmente pelo comércio de roupas de inverno e turistas visitando a região serrana do Estado.

Outono começa a ter temperaturas de inverno (Foto: Nilson Wolff)

 

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom