Hoje é domingo, 16 de junho de 2019

Publicidade

As primeiras geadas de 2019

12 de abril, 2019 às 16:46

Esta semana, ocorreram as primeiras geadas do ano no Sul do Brasil, com destaque para as cidades catarinenses de Urupema e Urubici, que além do fenômeno, também registraram a primeira mínima negativa do ano com -0.2°C, no dia 09, terça-feira em ambas as cidades. As geadas ocorreram em várias cidades catarinenses, além das já citadas, como em Bom Jesus, Painel, e Bom Jardim da Serra, todas no Planalto Sul Catarinense. Neste dia fez 1.4°C na localidade do Sumidouro em São Joaquim e 1.5°C na localidade do Cruzeiro na mesma cidade. Na Estação F.Keiser de São Joaquim a mínima foi ainda menor com 0.7°C.

A imagem acima do texto ilustra o fenômeno em São Joaquim, com foto de crédito de Mycchel Legnaghi no dia 09, e na outra imagem abaixo a geada ocorrida ao amanhecer do dia 10 na região de Santa Antão (Caminhos das Neves). No dia 10 a mínima foi de 2.7°C em Painel/G. Hugen e 3.1°C em São Joaquim/F. Keiser.

Ontem, quinta-feira dia 11, o fenômeno repetiu-se com fraca intensidade em Bom Jardim da Serra/Estação F.Keiser com mínima de 2.7°C e mínima de 3.0°C em São Joaquim/Estação F.Keiser e em Urupema mínima de 3.1°C na Estação Epagri. Até ontem já foram 03 geadas em SC neste ano e consecutivas.
Aqui no Estado, as mínimas oficiais entre as Estações do INMET neste período foram de 7.7°C em Vacaria no dia 09, 8.6°C na mesma cidade dia 10 e 9.9°C, ontem dia 11 em São José dos Ausentes.
Em Campo Bom, a menor temperatura ocorreu ao amanhecer da quarta-feira, dia 10 com 13.2°C, 0.1°C abaixo da mais baixa em abril do ano passado. O calor voltou forte ontem na região, com a máxima chegando aos 31.9°C as 15 h em Campo Bom após amanhecer agradável com 15.9°C. No mesmo dia do ano passado, tivemos o dia mais quente em abril com 35°C, um pouco acima do recorde deste ano até agora com 34.5°C no dia 04. Dias de calor ainda são normais nesta época do ano, lembrando que no ano passado neste mês, tivemos 15 dias com máximas iguais ou superiores aos 30°C.

Até ontem já são 05 dias neste mês e o calor pode se repetir nos próximos dias, pois a Previsão do Tempo do Oitavo Disme, indicava elevação da temperatura neste final de semana até a próxima segunda-feira, inclusive com elevação nas temperaturas mínimas que ficarão na média de 21.0°C ( altas para esta época do ano).
A longo prazo, a previsão é de instabilidade no Feriadão da Páscoa na próxima semana, pelo menos nos dois primeiros dias. Na Sexta-Feira Santa e no Sábado deverá chover no Estado, e com tempo bom apenas no Domingo de Páscoa. A temperatura será elevada no dia 19 com máxima de 28°C, mas no sábado dia 20 não passará dos 22°C e no domingo dia 21, a tendência é de um dia frio, com a temperatura variando entre os 11°C de mínima e não ultrapassando os 19°C. Como o tempo é dinâmico, esta tendência pode se alterar nas próximas rodadas da previsão futura das condições do tempo para o período do Feriadão.

Catástrofe Climática no Rio de Janeiro:
O destaque climático nesta semana no País, sem dúvida, foi o do volume de chuvas incomum ocorrido no Rio de Janeiro, entre o final da tarde da segunda-feira e manhã da terça-feira dia 09. Conforme dados das Estações do Alerta Rio, em alguns bairros neste período os acumulados na precipitação foram absurdamente altos, descomunais com 343 mm na Rocinha, 341 mm no Alto da Boa Vista, 335 mm na Barra, 334 mm no Jardim Botânico, 329 mm em Copacabana, 312.0 mm no Vidigal e 311 mm no Riocentro, causando graves alagamentos, destruição, desmoronamentos de encostas, prejuízos de toda ordem e infelizmente registro de 10 mortos no evento.

Fase da Lua Crescente:
Pelo calendário lunar, hoje inicia a Fase da Lua Crescente que vai até o dia 18. É o período que não gosta de chover nas cidades localizadas sobre o Paralelo 30, como Porto Alegre e Tramandaí e que influenciam também em cidades próximas, como Campo Bom em relação à capital gaúcha. Na coluna anterior foi reportado que esta tendência já valia para o dia 05 , pois já se observava no horizonte a lua nesta fase inicial. Como existia previsão de chuva neste dia, os acumulados foram de 17.0 mm em Tramandaí, considerável em P.Alegre com 47.0 mm e aqui em Campo Bom com 29.0 mm. À medida que nos aproximamos no dia 12, desde o dia 08 de abril não ocorreu nenhum registro e chuva nestas cidades, pois já nos encontramos com a lua crescente visível no horizonte e no calendário inicia hoje. Mesmo com a previsão de chuva para o domingo e na segunda-feira, caso ocorra será em períodos curtos e de baixo volume de chuva.

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom