Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2019

Publicidade

Apesar da previsão volumes de chuva nos próximos dias podem não se confirmar

08 de março, 2019 às 19:47

Na última quarta-feira, dia 06, o 8º Distrito de Meteorologia lançou o seguinte prognóstico da previsão do tempo para este final de semana, para Porto Alegre e Região Metropolitana:

08/03: Sexta-Feira: Tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a temperatura , variando entre 25.0°C e 29.0°C;

  09/03: Sábado:  Tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a temperatura variando entre 23.0°C e 26.0°C;

10/03: Domingo: Tempo encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e a temperatura variando entre 21.0°C e 23.0°C;

Outros Institutos de Meteorologia estão prognosticando também a instabilidade do tempo não só para este final de semana, como sua continuidade até a próxima quinta-feira dia 14.

Como estamos na fase da Lua Nova é grande a possibilidade de confirmação destes prognósticos climáticos neste último final de semana do 41° Rodeio Nacional de Campo Bom.

Em vários momentos  de matérias anteriores, reportamos que, quando se inicia a fase da Lua Crescente não gosta de chover sobre a região onde passa o paralelo 30, neste caso sobre Porto Alegre e cidades vizinhas, que há dezenas de anos este colunista observa e constata a sua confirmação. Os leitores poderão observar isto neste próximo final de semana quando estaremos na fase da Lua Crescente. Trataremos do tema na próxima semana sobre sua confirmação ou não.

Confirmou-se a previsão do tempo bom e muito calor no Feriadão de Carnaval no último final de semana. Apenas no domingo dia 03, a nebulosidade predominou no Litoral Norte do Estado, mas sem precipitações. O mar continuava limpo e quente, convidativo para o banho de mar dos milhares veranistas que invadiram as praias do RS e em SC.

Neste dia chamou a atenção de temperaturas mínimas baixas para a época do ano ocorridas em SC com destaque para o Planalto Sul, devido a um Sistema de Alta Pressão ( massa de ar seco ) conforme informações  da Central do Tempo de SC. As menores temperaturas ocorreram em São Joaquim com 4.5°C( Estação Kaiser); 5.1°C em Urupema ( Torradinho-HUGEN) E 5.3°C em Bom Jardim da Serra( Rio Porteira). Aqui no Estado, entre as Estações do INMET, a mínima ocorreu em Jaguarão com 11.7°C.

No último dia do Feriadão, fechou com chave de ouro, desde as primeiras horas da manhã, com muito sol, temperatura elevada, água limpa e morna alegrando os veranistas.

A imagem acima ilustra  o belo dia de praia em Atlântida Sul que neste dia teve mínima de 22.5°C e máxima de 30.4°C. No meio da tarde, o tempo fechou, com trovoadas e chuva, horário em que muitos já retornavam às suas cidades de destino para evitarem os enormes congestionamentos  previstos, pois mais de 230 mil veículos se deslocaram ao Litoral no feriadão.

Aqui em Campo Bom, o período de Carnaval apresentou dias com muito sol e calor, com destaque  para a máxima no dia 04 com 37.3°C e na terça-feira dia 05 com 36.4°C.

O destaque climático nesta semana, ocorreu justamente na terça-feira de Carnaval, que após dia escaldante, no meio e final da tarde registrou a maior precipitação ocorrida na cidade desde o dia 26 de outubro de 2018, e a maior deste ano com acumulado de 52.2 mm em apenas 02 horas, ocasionando vários alagamentos em diversos pontos do município.

O acumulado em 26/10/2018 foi de 69.0 mm, e este ano a maior precipitação até então tinha sido de apenas 25.8 mm no dia 01 de fevereiro de 2019, lembrando que os dois primeiros meses do ano, fecharam com acumulados abaixo  da média mensal histórica. A precipitação na terça-feira, dia 05 representou 42% da média histórica para o mês de março em 34 anos que é de 124.4 mm.

A imagem acima ilustra um dos locais mais atingidos pelos alagamentos na terça-feira do carnaval na rua dos Andradas que ficou intransitável registrada pelo Portal Tudo Online que que ilustrou a matéria sobre as inundações do dia.

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom