Hoje é domingo, 21 de abril de 2019

Publicidade

Abril começou com a volta dos nevoeiros e calor

05 de abril, 2019 às 17:49

O início do mês de abril reservou climaticamente um amanhecer com forte nevoeiro no dia 01 no Vale dos Sinos e Campo Bom e com temperatura elevada. A imagem abaixo no texto ilustra o fenômeno que perdurou até próximo do meio-dia. A temperatura mínima no dia foi de 20ºC e a temperatura máxima chegou aos 31.7ºC no meio da tarde com pouca nebulosidade. No ano passado, este tipo de fenômeno ocorreu em 08 dias do mês, lembrando que sua frequência aumenta na medida que se aproxima o inverno, troca da lua mas já é uma das características do outono. O calor que predominou nesta semana, teve sua sequência quebrada a partir de hoje, conforme a previsão do tempo do oitavo distrito de meteorologia, que prevê que a chuva iniciada ontem deverá durar até a manhã de sábado. Mais uma vez, vale lembrar que já estamos na fase da Lua Crescente.

Abril chegou e trouxe junto o nevoeiro logo de manhã cedo (Foto: Nilson Wolff)

Mais uma vez, vale lembrar que estamos entrando na fase da lua crescente, e nesta fase da lua não costuma chover em cidades localizadas sobre o Paralelo 30, como Porto Alegre e Tramandaí e que interferem também em cidades próximas como Campo Bom em relação a Capital do Estado, mesmo que a previsão do tempo seja de instabilidade. É de se aguardar mais uma vez a sua confirmação ou não que trataremos na próxima coluna. Esta onda de calor que teve seu início nos últimos dias de março, ontem completou o sétimo dia, que teve seu auge no dia 02 quando a máxima aqui chegou aos 34ºC. O calor foi forte também em Porto Alegre que na quarta feira registrou mínima de 22.7ºC e máxima de 32.6ºC como ilustra a outra imagem abaixo. Lembrando, no ano passado o mês de abril foi quente em Campo Bom, pois em 15 dias a máxima foi igual ou superior aos 30ºC, sendo a mais alta no dia 11 com 35ºC. E este ano já são quatro dias, mas que terá uma pausa neste final de semana com o retorno da instabilidade e queda nas temperaturas máximas.

No ano passado, foram cinco dias com mínimas iguais ou superiores a 20ºC e este ano já são três dias, apesar de estarmos ainda no início do mês. Também no ano passado, as primeiras geadas no Sul do Brasil, aconteceram nos dias 17, 19 e 20 de abril no planalto sul Catarinense com mínimas variando entre os 2ºC e 3.3ºC. Aqui em Campo Bom a mínima foi de apenas 13.3ºC no dia 17. Já para este ano a meteorologia está prevendo mínima de 11ºC na cidade. Há dois anos ocorreu uma forte onda de frio nos últimos 04 dias de Abril no Sul do Brasil com mínimas de 8.5ºC no dia 27, 6.1ºC no dia 28, 7.2ºC nos dias 29 e 30. Em São Francisco de Paula ocorreu forte geada ao amanhecer do dia 29 e que foi registrada por este colunista em loco. Na tendência atual, vários Institutos de Meteorologia estão prevendo tempo bom para o Feriadão de Páscoa. Aguardamos sua confirmação até a próxima semana.

Publicidade

2017 - Tudo Online em Campo Bom