Conecte-se conosco

TudoOnline

Começou o Outono

Quarta-Feira, dia 20, as 18h58 iniciou a Estação do Outono, com a ocorrência do “Equinócio do Outono“ no Hemisfério Sul. Neste dia, os raios do Sol, ficam exatamente a pino sobre o Equador, ou seja o dia e a noite tem a mesma duração. Já no Hemisfério Norte acontece o Equinócio da Primavera pelo mesmo motivo. Aqui em Campo Bom, neste dia o nascimento do Sol ocorreu as 06h26min da manhã, e o ocaso do Sol ocorreu as 18h34min pela sua localização geográfica.
Coincidência ou não, o último dia de verão na cidade no dia 19, foi com cara e temperatura de verão, pois a máxima subiu até os 30.5°C, e no dia seguinte com o início do outono, as temperaturas foram outonais. A mínima dia 20 foi de 17.9°C e a máxima não superou os 24.0°C.

A imagem acima ilustra o exato momento em que iniciava o outono as 18h58 em Campo Bom, com tempo encoberto, umidade e temperatura em agradáveis 20.1°C, e que as 23h já tinha caído para 18.7°C. Já ontem, no primeiro dia de 24hs da nova Estação, as temperaturas mínimas caíram ainda mais. Campo Bom amanheceu com nebulosidade e agradáveis 15.6°C, mas em Bagé na Campanha a mínima caiu para 6.6°C, a mais baixa entre as Estações do INMET. Mas o frio foi bem mais forte em Pinheiro Machado na localidade de Passo dos Pires com 290 metros de altitude, onde fez apenas 3.3°C, com provável geada fraca.
Além da gradual queda na temperatura, um dos fenômenos frequentes do outono, é o da ocorrência do nevoeiro e as primeiras geadas do ano na região. No ano passado no Município, o nevoeiro foi registrado em 04 dias em março, 08 em abril, apenas 03 em maio e em 06 dias em junho antes do início do inverno. A primeira geada ocorreu no dia 24 de maio com mínima de 3.8°C, somando 02 no mês, e em 06 dias em junho antes do dia 21. A mínima do ano ocorreu durante o outono astronômico, pois foi no dia 16 com geada forte e 0.9°C.
Os Solstícios e os Equinócios são os eventos que estabelecem o início das estações do ano em cada Hemisfério. Como consequência da inclinação do eixo da terra ser praticamente constante, a área iluminada pelo Sol em cada Hemisfério varia ao longo do ano. Exatamente por isso de 21 de março à 23 de setembro o Hemisfério Sul recebe menos energia solar que o Hemisfério Norte.
Relembrando, este mês iniciou muito quente nos primeiros oito dias e a temperatura média do mês ficou em 25°C, mas já caiu para 23.6°C até a última quarta-feira, pois as máximas recuaram e as mínimas abaixo dos 20°C foram mais frequentes, com apenas 0.4°C acima da média mensal normal histórica em 34 anos que é de 23.2°C.
O destaque climático do mês, é o alto volume de precipitação que já ultrapassou os 200.0 mm, a segunda vez em 34 anos de dados. A média mensal normal histórica é de 124.4 mm e até ontem já acumulava 205.6 mm. Na coluna da semana passada, a manchete do texto questionava a ocorrência de chuva no domingo dia 17, pois nos encontrávamos em fase da Lua Crescente, que é o período que não gosta de chover em cidades que se localizam sobre o Paralelo 30 e cidades próximas como em Campo Bom em relação à Porto Alegre. Ocorreu sim a precipitação, dentro dos 10% da possibilidade, mas foram de baixo volumes. Em Porto Alegre somou 8.4 mm, em Tramandaí apenas 5.4 mm e em Campo Bom somente 5.2 mm.
A meteorologia está prevendo o retorno da chuva para hoje e amanhã sábado, com média de 10.0 mm neste dias e a temperatura variando entre os 13.0°C e máxima não ultrapassando os 25.0°C. O tempo se estabiliza no domingo e deve perdurar até pelo menos no meio da próxima semana.
Neste ano, o Outono estará sendo influenciando pelo fenômeno El Niño. De acordo com a empresa Metsul Meteorologia, a tendência é de um Outono de chuva bem acima da média, principalmente durante os meses de maio e junho.

A outra imagem do texto ilustra a tendência do Outono neste ano no Brasil, conforme conclusões de Institutos de Meteorologia influenciado pelo fenômeno El Niño.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível